TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Regras

Trabalho Universitário: Novas Regras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Simulado Manejo

1- ( ) O nomograma é um método de avaliação do fator m que considera a estrutura do solo, a permeabilidade e percentagens de argila mediante valores de matéria orgânica e silte mais areia fina.

2- ( ) O tamanho das gotas de chuva está intimamente relacionado ao seu efeito agregador no solo, dessa forma tem-se que quanto maior for o tamanho das gotas de chuva, maiores serão os prejuízos sobre o solo, até um limite máximo em torno de 7,5 mm de diâmetro.

3- ( ) É através do trafego intenso em condições não favoráveis de umidade que se dá o agravamento da compactação.

4- ( ) O diâmetro médio dos agregados com arado de aivecas estáveis em água é maior em comparação ao arado de discos.

5- ( ) Embora menos eficiente no controle de erosão em comparação a utilização de vegetação, os terraços são importantes na atuação do fator S, de modo a melhorar as condições para infiltração da água e/ou minimizar o escorrimento superficial, dependendo do tipo de terraço.

6- ( ) Normalmente a água retida a maiores tensões de retenção são mais facilmente absorvidas pelas plantas.

7- ( ) Em geral, em solos compactados, entre 8 – 12 cm há um aumento dos níveis de umidade, normalmente nesta profundidade média, sendo mais intensa a ação de coesão, além de se ter mais macroporos, se terá mais água e consequentemente menos aeração dos mesmos.

8- ( ) Solos do Grupo B são solos de moderada taxa de infiltração mesmos molhados, resistentes a erosão, com profundidade de 1-2 metros e tendo gradiente textural entre 1,2-1,5.

9- ( ) O material orgânico pode ser utilizado como recurso para minimizar os efeitos da erosão, neste caso, pode se optar por culturas com maior relação C/N na pretensão de se fornecer nutrientes ás plantas ou se o objetivo for melhorias nos parâmetros físicos deve dar preferencia a culturas com menor relação C/N.

10- ( ) A água considerada disponível as plantas é aquela entre 1 a 15 atm de tensão de retenção, o que pode variar de solo para solo, sendo menor em solo argiloso. Sendo que quanto mais água disponível a menores tensão de retenção, melhores serão as condições de absorção pela planta, preferencialmente até 7 atm.

11- ( ) Para o processo de capilaridade ocorrer é obrigatório a presença de macroporos, pois o movimento ascendente de água somente ocorre via ação da tensão superficial.

12- ( ) O índice de erosividade das chuvas pode ser obtido multiplicando-se a energia cinética propiciada pela chuva com a intensidade máxima de chuva em 30 minutos.

13- ( ) O diâmetro dos poros é importante quando se analisa a relação ar/agua do solo, sendo que o diâmetro que diferencia macro de micro é de 0,06 mm.

14- ( ) Em geral, quanto mais intenso o uso do solo, mais problemas ocorrerá nele. Com exceção das hortaliças, devido ao aumento de matéria orgânica do solo.

15- ( ) Os terraços em gradiente são construídos com distâncias pré-estabelecidas, podendo ter declividade uniforme ou variável, recomendando-se em locais onde necessita-se que a velocidade da enxurrada seja a maior possível, por isto deve ser construído em um comprimento máximo de 800 metros.

16- ( )Se o Número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com