TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil não é Um País Corrupto.

Trabalho Universitário: O Brasil não é Um País Corrupto.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a diferença do índice de corrupção do Brasil em relação á países mais desenvolvidos?

O Brasil não é um país intrinsecamente corrupto. Não existe nos genes brasileiros nada que nos predisponha à corrupção, algo herdado, por exemplo, de desterrados portugueses. A Austrália, que foi colônia penal do império britânico, não possui índices de corrupção superiores aos de outras nações, pelo contrário. Nós brasileiros não somos nem mais nem menos corruptos que os japoneses, que a cada par de anos têm um ministro que renuncia diante de denúncias de corrupção.

2) Relatar os motivos que levam ao aumento da corrupção nos países.

As nações com menor índice de corrupção são as que têm o maior número de auditores e fiscais formados e treinados. A Dinamarca e a Holanda possuem 100 auditores por 100.000 habitantes. Nos países efetivamente auditados, a corrupção é detectada no nascedouro ou quando ainda é pequena. O Brasil, país com um dos mais elevados índices de corrupção, segundo o World Economic Forum, tem somente oito auditores por 100.000 habitantes, 12.800 auditores no total. Se quisermos os mesmos níveis de lisura da Dinamarca e da Holanda, precisaremos mformar e treinar 160.000 auditores.

O exemplo mais próximo é de uma das maiores universidades do Brasil possui hoje 62 professores de economia, mas só um de auditoria. Um único professor para formar os milhares de fiscais, auditores internos, auditores externos, conselheiros de tribunais de contas, fiscais do Banco Central, fiscais da CVM e analistas de controles internos que o Brasil precisa para combater acorrupção.

3) Qual seria a solução para diminuir a desonestidade no Brasil?

Para amenizar a situação de fatos ilícitos e desonestos, a solução mais sensata seria maior investimentos na formação de auditores mais preparados para enfrentar a situação, oferecendo mais vagas no mercado de trabalho com melhores salários, pois de acordo com o texto em questão o melhor sempre seria a prevenção antes que os fatos aconteçam, pois a função do auditor é de fiscalizar e criar controles internos para que a fraude e a corrupção não possam sequer ser praticadas e vigilância para combater como acontece nos países considerados honestos e auditados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com