TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreeendedorismo n a Inovação

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

                        

                                O Empreendedorismo e Inovação

        Atualmente para se destacar no mercado cada vez mais competitivo, é necessário apresentar o perfil de empreendedor que apresente um diferencial e que promova a mudança e o desenvolvimento econômico da empresa. Esse profissional deve ter a capacidade de inovar continuamente, trazendo ideias, que revolucionem a maneira de administrar as decisões que trarão o sucesso para a organização.

        A capacidade de inovar exige que o profissional saia da zona de conforto, aproveite os interesses do público e crie novas tendências ou soluções que sejam capazes de mudar a vida dos clientes completamente. A inovação também está relacionada com a criação de soluções ou quebra de padrões.

        Um dos principais motivos dos brasileiros não inovarem é por medo de gastar muito e perder o investimento através de falência. Para inovar não significa necessariamente gastar muitos recursos. Alguns empreendedores inovam sem gastar nada. O medo de arriscar e de perder dinheiro podem ser dois dos principais limitadores. Afinal, mesmo que não invista dinheiro, o empreendedor corre o risco de não satisfazer os gostos de seus clientes.

        O empreendedorismo se refere à um comportamento de liderança, iniciativa e descobertas. Essas habilidades são fundamentais não apenas para os gestores, empresários ou donos de um negócio. Funcionários com perfil empreendedor podem aperfeiçoar serviços e desenvolver soluções para problemas ou novas formas de executar alguma atividade. Muitos estabelecimentos fecharam e estão em extinção. No entanto, aqueles que resolveram inovar, oferecendo novas experiências aos clientes, com espaços diferenciados têm sobrevivido.

        No Brasil, o empreendedorismo é a solução para que muitas pessoas possam sair de uma situação econômica precária. Outras sempre tiveram o sonho de empreender e buscam concretizá-lo. Independentemente do motivo, conforme o GEM, a taxa de novos donos de negócios foi de 15,8%, em 2019. O que sugere uma estimativa de mais de 21 milhões de brasileiros empreendedores.

        Portanto, o empreendedorismo esteve sempre associado ao risco que o empreendedor assume cada vez que decide criar algo ou prestar algum serviço a um cliente, desta forma o empreendedorismo pode ser visto como a doação do indivíduo e seus recursos a um empreendimento idealizado por ele, que pode ou não ser bem aceito pelos consumidores.

        Empreendedorismo e inovação são como dois lados de uma mesma moeda, que se estiver parada não tem valor algum. Para empreender é preciso ter espaço para criar, colocar ideias em prática e de fato inovar. Nenhuma empresa que fique “engessada no tempo” poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo no mercado.

        Pode-se concluir que, empreendedorismo e inovação andam lado a lado no caminho do sucesso, sem inovar um empreendimento não sai do lugar, se não tem um diferencial não se destacará. Um dos principais pontos é a fé e o foco e mudança de pensamento.

        

Nomes: Daniela Cristine Semprebom e Cristian Lenz da Silva

Turma: 2294

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com