TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado Do Bem Estar Social

Pesquisas Acadêmicas: O Estado Do Bem Estar Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 5

O Estado do Bem-Estar Social

O Estado do Bem-Estar Social originou-se de um conjunto complexo de forças políticas, sociais e religiosas, principalmente do catolicismo, que se uniram em prol de alguns princípios e objetivos políticos.

Tanto os burgueses, os de classe média e os trabalhadores defendem que entre o Estado e o mercado, o Estado é o pólo principal da nacional economia, e que o intervencionismo econômico e a criação de empresas estatais são um dos meios que garantem que essa dinamização ocorra,afirmando que a redução das desigualdades sociais, a diminuição da miséria ; o aumento no mercado interno o torne poderoso, imune as crises econômicas, sendo capaz de proporcionar a população estabilidade e paz social.

O Estado sendo politicamente estável atrai a participação eleitoral e pacifica de ambas as classes sociais, em principal a dos trabalhadores, é que o Estado do Bem-Estar Social pode garantir esse ideal, colocando de lado praticas políticas de um Estado Socialista e Comunista.

O Estado do Bem-Estar Social tem avançado nos países que existe, na medida em que colabora para melhoria da sociedade em um clima total de liberdade.

A classe burguesa tem uma participação inquestionável na construção do Estado do Bem-Estar Social. Essa inquestionável participação se trata apenas de uma estratégia política para alcançar ou conservar o poder. Eles pensavam que se levassem essas políticas sociais praticadas antes pela igreja católica para o povo através do Estado,o poder seria alcançado e conservado, o que deu certo.

De certo modo essa estratégia formulada pela burguesia já havia sido adotada pela Igreja Católica, desde a Encíclica Rerum Novarum (1891) de Leão XIII, sendo que a igreja era portadora da doutrina social, capaz de levar as classes fraternidade e conciliação o que deveria ser feito pelo Estado.

O Estado do Bem-Estar Social vindo das classes dominantes traz consigo uma carga secular autoritária, como a cultura coletivista que é apresentada como democrática moderna.

A ação do Príncipe Bismarck, que fez da Alemanha “a primeira das grandes potências a por em vigor um programa completo de legislação social” (BURNS,1986, vol.2, p.747) faz com que alguns historiadores o considere como inicio do Estado do Bem-Estar Social. Em 1885 a Austria foi o próximo país a implantá-lo. Mas recentemente o intervencionismo norte- americano na Europa, por meio do Plano Marshall, elevou a economia européia e ofereceu base para o surgimento do Estado do Bem-Estar Social, devido o seu controle na política monetária e fiscal dos países beneficiados.

O Estado do Bem-Estar Social tem raízes reformistas, a Inglaterra é um exemplo desse reformismo, onde as conquistas sociais não são obras dos Liberais , mas sim resultado da pressão da classe trabalhadora. Liderada por intelectuais da classe média e por trabalhadores o cooperativismo, o sindicalismo reformista e o trabalhismo inglês são exemplos de como a força reformista social diminuiu as forças marxistas e revisionistas no país e contribuiu para a criação do Estado do Bem-Estar Social.

O marxismo foi uma das maiores forças que levaram ao Estado do Bem-Estar Social, pois não sendo ele capaz de acabar com o capitalismo, acaba levando a reação do Estado de incorporar demandas sociais sob forma de Estado Social, isolando o marxismo.

Nesse modo surge o revisionismo, inimigo do marxismo, que dirão para quê fazer revoluções sangrentas contra o Estado se podemos alcançar conquistas sociais de forma pacifica? Reduzindo ainda mais as chances marxistas para uma luta cada vez mais isolada. Mas para que o revisionismo seja forte é também preciso um marxismo forte, pois onde não há marxismo não há revisionismo .

Para que se alcance um Estado do Bem-Estar Social é necessária a luta da classe trabalhadora, seja contra o marxismo, liberalismo ou ditadura. Não é a riqueza do país que gera o Estado Social, mais sim a luta dos movimentos sociais dos trabalhadores pela distribuição da riqueza, porque não existe distribuição de riquezas se não há luta. Os movimentos de massa vindos de baixo para cima, força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com