TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Federalista

Trabalho Escolar: O Federalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

James Madison, Jr nasceu em Virgínia em março de 1751*

Advogado formado pela

político estadunidense. Foi o quarto Presidente dos Estados Unidos, entre 1809 e 1817. Coautor, juntamente com John Jay e Alexander Hamilton, de O Federalista, sendo visto por alguns como o "Pai da Constituição Americana", já que contribuiu na sua elaboração.

Em 1788, Madison foi responsável por ter escrito mais de um terço das Monografias Federalistas, e ainda o mais influente comentário sobre a Constituição.

Elaborou muitas leis básicas, e foi responsável pelas dez primeiras emendas à Constituição (dito para ser baseado na Declaração de Direitos da Virgínia). Tal como um político teórico, ou mais distintivo, Madison acreditava que eram necessários "freios" e "contrapesos" para limitar os poderes de interesses especiais na nova República, que Madison chamou facções.

O Federalista (The Federalist Papers) é um conjunto de 85 artigos escritos por Alexander Hamilton, John Jay e James Madison e publicados anonimamente, sob o pseudônimo Publius, em New York, entre outubro de 1787 e maio de 1788, com o objetivo de validar a Constituição estadunidense.

De forma generalizada, é dividido em partes diferentes, de acordo com o tema dos artigos. Assim temos 01 ao 37, que tratam das características e problemáticas das confederações; 38 ao 51, sobre a Constituição e os seus princípios, de forma geral; 52 ao 61, sobre a Câmera dos Representantes; 62 ao nº 65, sobre o Senado; 66 ao 77, sobre a Presidência; e do 78 ao 83, que discorrem sobre o Judiciário. Os dois últimos 84 e 85 são conclusões finais.

OS artigos são resultado de vários encontros que foram realizadas com o proposito de elaborar a Constituição dos Estados Unidos. Esses ‘experimentos’ tinham a função de ‘animar’ a população de New York a apoiar a proposta da Constituição e o novo sistema que daí surgia: o Federalismo. Foi apresentado pela primeira vez, uma teoria que se baseia no conceito moderno de Constituição, como documento formal que deixa claro tanto o passado de uma nação quanto aponta seu futuro.

Alexander Hamilton escreveu 52 artigos e é considerado o principal articulador do grupo, porém é a James Madison ( que escreveu 28 artigos ) é considerado os principal contribuidor, sendo dele os importantes artigos nº 9 e nº 10, que falam sobre a separação dos Poderes e o artigo nº 51 que versa sobre a necessidade de um governo central forte (The Structure of The Government Must Furnish The Proper Checks and Balances Between The Different Departments). John Jay escreveu cinco artigos, basicamente falando sobre relações internacionais.

Em O Federalista distinguem-se três pontos primordiais, tratados ao longo dos artigos: federalismo, separação de Poderes e república.

Os autores dos artigos tiveram grande influência de Montesquieu, porém suas ideias e teorias sofreram ajustes, para melhor servir à realidade americana.

Características do Sistema Federalista:

Divisão territorial do Estado em várias subunidades;

Sistema bicameral: representação das subunidades federadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com