TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem E A Sociedade

Ensaios: O Homem E A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período da inteligência sensório-motora; período da inteligência pré-operatória; período da inteligência operatório-concreto; e período da inteligência operatório-formal.. O pedagogo trabalha com praticas educativas que requer metodologia praticas e objetiva com uma visão sistêmica de educação, ensino e aprendizagem, para que se resolvam os conflitos educativos que existe dentro do espaço escolar e não escolar.

Segundo Saviani o pedagogo e o especialista em pedagogia, e o que e pedagogia? E a teoria da educação. E educação e uma atividade de pratica do pedagogo.

O conceito moderno de pedagogia é a seguinte: pedagogia é a filosofia, á ciência e a técnica da educação. (Prof. C, MATTOS), Esse conceito é exatamente completo pois abrange todos os aspectos da pedagogia.

A pedagogia tem uma vasta área de ocupação mediante conhecimentos científicos filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade em transformação, para explicar objetos e processos de intervalos metodológico e organizativo referente à transmissão assimilação de saberes e método de ação.

É de responsabilidade do pedagogo, portanto, ter uma boa fundamentação teórica, conhecer a legislação educacional e ter uma capacidade aguçada de planejamento, pois é através de um bom planejamento que a garantia de um trabalho mais.

Qualifica ocorrerá. Nesse sentido, o pedagogo é aquele que estuda, conhece e se ocupa da educação tendo como papel central organizar e sistematizar os diversos conhecimentos advindos do processo naturalmente humano de ensino e aprendizagem. Transpondo essa ideia, o pedagogo terá a responsabilidade de acompanhar todas as questões educacionais visando direcionar e qualificar esse processo.

Além disso, o pedagogo em uma instituição de ensino necessita saber trabalhar em equipe, pois seu trabalho necessariamente se dá na interlocução com as demais pessoas e setores, assim como se envolver com a elaboração e/ou reestruturação permanente de documentos que registrem e organizem o fazer pedagógico.

Trabalho pedagógico e o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos e assim tendo um trabalho em grupo entre pedagogo, professor e toda equipe escolar, para que juntos se possa obter uma educação de qualidade.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O mundo contemporâneo requer profissionais altamente qualificados com uma visão sistêmica, na pedagogia não poderia ser diferente, sabemos que a pedagogia e o ato de ensinar, que com a globalização evoluiu num conceito mais amplo e pedagógico, hoje esse profissional da ciência educativa e um solucionador de conflitos educacionais, pois em seu perfil curricular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com