TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marxismo Ocidental- Gramsci

Por:   •  8/5/2018  •  Ensaio  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo dirigido - O Marxismo Ocidental- Gramsci

1. O que é Hegemonia?

A Hegemonia é um conceito formulado por Gramsci, que significa a supremacia ideológica de uma classe social sobre outra, mais precisamente, da Burguesia sobre o Proletariado. Essa Hegemonia pode ser tanto cultural, (quando uma cultura é mais seguida do que outra, causando modificações em outras culturas); como pode ser mundial, (quando um país é mais potente, influenciando o resto do mundo). A ideologia de uma cultura sobre outra não ocorre sem um consentimento ou uma aliança. Uma classe não opta pela violência contra a outra e sim pelo consentimento, e até abrem mão de suas conveniências para que isso aconteça. Há sempre uma disputa entre classes pela supremacia ideológica e, segundo Gramsci, caso isso deixe de ocorrer, a classe determinada para a Hegemonia estará destinada ao fracasso.

2. Qual a diferença entre sociedade civil e sociedade política, e como se relacionam na superestrutura?

Segundo Gramsci, no Estado há dois tipos de Sociedades:

Sociedade Civil- É o conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias, um organismo não estatal ou privado, que está ligada aos interesses do povo. Na superestrutura está relacionada ao consentimento, pois esta é a melhor forma usada pela classe dominante para se conseguir um controle ideológico e cultural sobre outras classes.

A Sociedade Política é o conjunto de instituições políticas, exerce o controle legal e constitucional, o poder. Na superestrutura está relacionada à força, pois para exercer este controle legal são necessárias leis pré-estabelecidas e fundamentos para a punição daqueles que não a respeitarem.

3. Qual o papel dos intelectuais em Gramsci?

Intelectual Orgânico- É aquele que continua ligado à sua classe social original, atua como responsável pela nova forma do Estado e da sociedade, moldando o mundo de acordo com a sua classe e implantando o projeto dela na sociedade. Torna-se o porta-voz da Ideologia e interesses de sua própria classe social.

Intelectual Tradicional- Torna-se porta-voz dos interesses particulares, e da Ideologia compartilhada entre as pessoas da classe a qual pertence, seus interesses são vinculados ao grupo pertencente, podendo este ser grupo social, instituição ou corporação. Para Gramsci, os intelectuais representantes de classes dominantes desempenham funções no campo ideológico, defendendo seus interesses e seu prevalecimento sobre outra classe, tornando hegemônico todos os valores culturais e sociais. No entanto, os intelectuais representantes de classes inferiores têm a função de acabar com a hegemonia da classe burguesa, com questionamento e crítica social, superando a ideologia dominante e, por fim, desenvolvendo uma nova ideologia. Essa nova ideologia dará suporte para a ação prática, o qual Gramsci chama de ‘práxis revolucionária’.

4- O que é “filosofia da práxis”?

Segundo Gramsci, todos os indivíduos são intelectuais, porém, nem todos exercem este papel na sociedade. Sendo assim, ele explora a filosofia da práxis, que, anteriormente, estava propondo uma separação entre a teoria e a prática, com a finalidade de atingir ao conhecimento e, talvez, mudar as realidades presentes no mundo. No entanto, Gramsci afirma que da mesma forma que não se separa a teoria da prática, não se deve separar o homem do pensamento, como também, o homem da natureza. E, que se torna possível aprender e desenvolver as faculdades intelectuais interagindo com o meio que se vive, como, por exemplo, nos âmbitos culturais e religiosos. Então, para o autor, a filosofia da práxis consiste na formação do intelectual, englobando-o nas estruturas que ele vive, ou que possa vir a ter condições de viver, por meio de fatores externos.

5- Explique “senso comum”, “filosofia” e “religião” como graus de ideologia.

A religião como ideologia faz com que exista uma distância entre o povo e os intelectuais. Os intelectuais em questão são os presentes nos âmbitos religiosos. Esta ideologia está presente em diversos lugares. Na China, por exemplo, existe o fenômeno da escritura, que promove a segregação entre essas duas classes (povo e intelectuais), como também há a segregação em países católicos, tais como: Alemanha, França e Itália. Pois, mesmo o povo participando de forma indireta nas religiões, no caso, com a presença e a propagação das ideologias, os diálogos são restritos a ele, uma vez que os livros religiosos eram escritos em latim médio.

Desta forma, tornou-se impossível que o povo participasse dos movimentos ideológicos. Segundo Gramsci, a religião possuía uma grande força ideológica que conseguia mobilizar as massas sociais, em especial, as massas "excluídas", ou oprimidas, como os camponeses, por exemplo. Então, ele afirma que a religião procurava afirmar as contradições reais e históricas vividas pelos seres humanos, e desta forma, alienava-os.

Já o senso comum em Gramsci, teria de ser acompanhado ao bom senso, e este senso faria com que as pessoas adquirissem um espírito crítico, coerente, ou seja, fazer com que os indivíduos pudessem modificar suas próprias opiniões sobre a sociedade, de forma crítica, sugestiva, correta, com a finalidade de introduzir "novos lugares comuns", e assim, não deixar espaço ao surgimento de possíveis "ilusões explosivas".

A filosofia, para Gramsci, é uma forma de uma ideologia superior, em razão de sua possibilidade de ser transmitida ao mundo, no caso, ser universalizada, e resultar no conhecimento amplo de quem a conhece. Assim, para Gramsci, estes três temas são formas de ideologias orgânicas, porque são ideologias que promovem ações de classe, e que, conseqüentemente, as organizam de forma social, sobretudo, implicam uma concepção de mundo adotada pelas pessoas que nele vivem.

6- Explique hegemonia e transformismo, ou cooptação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com