TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Ocidental

Exames: Geografia Ocidental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Geografia

Questão 01: Cultura ocidental

É justamente uma herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa.

Cultura oriental

No último século, a cultura japonesa foi também influenciada pela Europa e pela América.

Apesar dessas influências, o Japão gerou um complexo único de artes (ikebana, origami, ukiyo-e), técnicas artesanais (bonecas, objetos lacados, cerâmica), espetáculo (dança, kabuki, noh, raku-go, Yosakoi, Bunraku), música (Sankyoku, Joruri e Taiko) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimónia do chá), além de uma culinária única.

O Japão moderno é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime)s, histórias em quadrinhos (mangá), filmes, a cultura pop japonesa - literatura e música (J-pop) conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.

Questão 02:

As principais atividades econômicas do Japão circulam entre as ilhas de Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kiushu. Para encurtar a distância entre as ilhas, a engenharia japonesa construiu dois túneis e uma ponte entre Honshu e Kiushu. Entre Honshu e Shikoku, duas grandes pontes também estão sendo construídas e um imenso túnel, com 54 km de extensão, liga Honshu e Hokkaido .

Questão 03:

O Japão é um país formado por ilhas, logo, percebe-se facilmente que esse é um dos motivos da atividade pesqueira. Seria um tanto de se estranhar que um país formado por ilhas investisse em atividades agropecuárias.

Questão 04:

A população vive muito predominante em cidades, o crescimento populacional é pouco acelerado, a mortalidade infantil e o analfabetismo são insignificantes e as pessoas em geral vivem alem dos 75 anos de idade.

Questão 05:

No início do seu período de industrialização o Japão contava com mão de obra abundante, o que permitiu um crescimento acelerado. Com problemas sérios de recursos naturais, cerca de setenta e cinco por cento de sua superfície é montanhosa, o país lança uma política expansionista em busca matérias primas e mercados consumidores para seus produtos. O país envolveu-se em vários conflitos regionais em busca do aumento de sua área de influência.

Questão 06:

Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, os estadunidenses tentaram impor o American Way como uma estratégia para deter o avanço do comunismo sobre o país. Porém, diferente do que ocorreu em outros países, os japoneses não só assimilaram como também reinventaram. O mesmo já havia ocorrido com a cultura tradicional. Por exemplo a escrita japonesa é a mistura de caracteres criados no país (o hiragana e o katakana) com os ideogramas ‘importados’ da China (o kanji). Na religião, a prática de ritos locais, como o xintoísmo, combinou-se com os ritos ‘importados’ da Coréia e da China, como o budismo. Com a cultura pop não poderia ser diferente, ao invés de apenas cultuar ídolos alheios, os japoneses criaram seus próprios ídolos. A fórmula poderia ser americana, mas o produto final tinha que ser culturalmente japonês.

Questão 07:

Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan, Hong Kong, Tailândia, Malásia e Indonésia. Recebem esse nome devido a forte agressividade na busca de novos mercados no exterior e seu rápido crescimento.

Questão 08:

Produtos eletrônicos, em sua maioria, porém a diversificação é grande.

Questão 09:

A proteção do mercado interno é uma característica do modelo econômico adotado pelo Japão e pelos Tigres Asiáticos.

Questão 10:

a) A proteção pode ocorrer de várias formas. Os Estados podem, por exemplo:

a) subsidiar os produtores internos de modo que os custos de produção tornem o produto final competitivo em relação ao importado;

b) criar leis, portarias, requisitos mínimos, entre outros artifícios que façam com que os produtos importados não se enquadrem nos padrões internos (como exemplo, no Brasil, certificação do INMETRO da ANVISA, etc.);

c) criar burocratizações com o intuito de tornar demorada e onerosa a entrada dos importados;

d) aumentar a taxa dos impostos (ou criar novos) sobre os produtos importados;

e) exigir dos países exportadores garantias de que a produção deles é feita sob circunstâncias mínimas de cuidado ambiental e condições de trabalho adequadas para os trabalhadores, etc.

Vale lembrar que qualquer destes pontos pode ser questionado junto à OMC (Organização Mundial do Comércio). Assim, qualquer barreira pode ser quebrada no âmbito deste órgão.

b)

Assim como muitos países o Brasil também possui um regime protecionista para com o seu mercado interno. Isso serve para proteger os empresários e comerciantes do país a final de contas se todos os nossos produtos pudessem ser importados muitas empresas perderiam seu mercado e seus lucros, e a conseqüência maior seria o desemprego para nós trabalhadores brasileiros.

O modelo adotado pelo presidente Collor já inclui proteção ao nosso mercado.

O Brasil já vem se modernizando a muitos anos, e a abertura do mercado é algo inevitável, porém o controle é possível.

c)

Um necessário projeto nacional de modernização tecnológica deve estar atento à realidade social brasileira, redefinindo prioridades em processo socialmente negociado, ou seja, no qual o Estado reconheça os interlocutores diretamente envolvidos: empresa, trabalhador e consumidor. Não se deve esperar uma evolução homogênea, mas sim uma que proteja alguns setores à medida que abram outros. Isso equivale a definir um projeto de país a partir de suas condições atuais, priorizando seletivamente a inserção de tecnologias nos diversos setores produtivos, com velocidades e acelerações diferenciadas. Tudo isto há de ser objeto de negociação, inclusive a alocação produtiva de recursos públicos, quando for o caso.

Questão 11:

Apesar de a maioria de sua população ter boas condições de vida, os países desenvolvidos também apresentam graves problemas econômicos e sociais,

com elevadas taxas de desemprego,custosos programas previdenciários e altas dividas externas.

Questão 12:

A diferença é grande porque a economia brasileira não é agressiva como os tigres asiáticos, e sim, lentos como o bicho-preguiça.

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »