TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Ja Teve Em Situaçãoe Spiores

Artigos Científicos: O Mundo Ja Teve Em Situaçãoe Spiores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 ECONÔMICAMENTE FALANDO: O MUNDO JÁ ESTEVE EM SITUAÇÕES PIORES.......................................................................................................................5

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido no intuito de abranger todos os métodos e conceitos que norteiam o mundo economico, que esta sendo estudado e trabalhado no segundo periodo do curso de administração oferecido pela UNOPAR. Tal aprofundamento foi essencial para se conhecer melhor as tecnicas empregadas atualmente, e tambem em outros tempos, no comercio em geral, e que busca atualizar e ajudar um administrador a exercer suas funções corretamente.

Para a elaboração do trabalho, foi necessário envolver todo o contexto da produção textual, tendo como base e alicerce para completá-lo, a internet, que foi de suma importância para a construção do mesmo. Sobretudo, pesquisas e investigações sobre o referido assunto, completaram o desenvolvimento arquitetônico para a produção do exercício.

Espero que, com a realização deste projeto, possamos abranger os conhecimentos teóricos, e possivelmente práticos, em geral, para fim de colocá-los em prática não apenas no curso, mas tambem na vida cotidiana e principalmente como um administrador.

Economicamente falando; o mundo já esteve em situaçoes piores

Atualmente, a economia tem ganhado cada vez mais destaque na mídia por apresentar um impacto significativo na vida das pessoas. Isso se deve ao fato de que, em um mundo capitalista, os conceitos desta área influenciam todos os tipos de mercado gerando muitas vezes prejuízos e lucros de formas completamentes desiguais, o que provoca certa instabilidade no poder econômico de cada individuo ou empresa.

Tomemos como exemplo desse processo de adaptações do mercado a inflação, que é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Neste processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Isso é muito ruim para a economia de um país, pois quem geralmente perde são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam uma correção inflacionária. A emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo, o fato da demanda de produtos ser maior do que a capacidade de produção do país e o aumento nos custos de produção dos produtos são alguns dos fatores responsáveis pela inflação.

Podemos identificar a influencia desta atraves da midia, como por exemplo na seguinte reportagem:

“Prévia da inflação acelera em setembro

Segundo dados do IBGE, o IPCA-15 passou de 0,16% em agosto para 0,27% em setembro. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA 15) subiu neste mês para 0,27%, antes 0,16% em agosto. Em setembro de 2012, o resultado havia sido ainda maior, de 0,48%. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, no ano a inflação acumula alta de 3,97%, acima dos 3,81% vistos no mesmo período de 2012. Porém, na soma dos 12 últimos meses até setembro, o IPCA-15 está em 5,93%, abaixo dos 6,15% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em termos de grupos, os preços de Habitação foram os que mais pesaram no indicador no mês (0,08 ponto percentual), ao marcarem alta de 0,53% em setembro. Saúde e Cuidados Pessoais e Transportes vêm na sequência com peso de 0,06 p.p. no índice e inflação de 0,56% e 0,30%, respectivamente.” A inflação influencia em larga escala a vida de pessoas mais pobres, pois estas, diante da mesma, veem-se sem opições cabíveis para “fugir” das consequencias desse processo inflacionário.

Outro conceito que tambem influencia a economia é o juro, que diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se acumulam a este para produzir os juros que correspondem ao período posterior. Ora, o juro simples gerado pelo capital investido será igual em todos os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alterações. O juro composto, em contrapartida, permite que os juros obtidos, sempre que vence o período de investimento, não sejam retirados, mas sim repostos e cumulados ao capital principal (capitalização dos juros).

A noção de taxa de juro, no que lhe diz respeito, indica qual a percentagem a que se investe um capital numa unidade de tempo. Posto isto, é caso para afirmar que a taxa de juro é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado ou por empresta-lo a uma dada altura. A taxa de juro pode ser fixa (mantém-se estável enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (é atualizada, geralmente todos os meses, de modo a adaptar-se à inflação, à variação da taxa de câmbio e a outras variáveis).

A midia tambem divulga sobre as atualizações deste processo:

“Mercado prevê alta de 0,5 ponto na taxa de juros

De olho nas expectativas de inflação para o ano que vem e preocupado com a volatilidade do câmbio, o Banco Central deve promover hoje a terceira alta consecutiva da taxa básica de juros. Para a maioria dos analistas do mercado financeiro, a elevação será de mais 0,5 pontos porcentual, levando a Selic para 8,5% ao ano. Se este patamar se confirmar, o juro brasileiro voltará para o mesmo nível de maio do ano passado. Segundo o AE Projeções, apenas três instituições financeiras, de um total de 91 casas consultadas, acreditam em um aperto maior do Banco Central hoje, com um aumento de 0,75 pontos porcentual. Para a maioria, a pífia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com