TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder na Política Internacional

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Tamara Loreiro

Resumo Cap. VIII

O poder na Política Internacional

Para Carr não se aplica sempre o termo políticapara as atividades do estado, mas apenas quando há conflito de poder. Ele afirma que nem todas as relações entre Estados são políticas, são técnicas, mas quando envolve uma questão de poder entre um Estado e outro, logo torna-se um assunto político. Carr diz que ‘”é seguro dizer que o poder é sempre um elemento essencial da política. (2001, p. 135)

  Também o autor diz que para entender um assunto político não basta saber do que se trata, mas é necessário saber quem esta envolvido, assim inclui na obra o negocio da liga das nações, e os países envolvidos.

No decorrer do capitulo VIII, o autor insere uma divisão do poder politico:

a) Poder militar

A suprema importância do instrumento militar repousa no fato de que a ultima ratio do poder, nas relações internacionais, é a guerra. (2001, p. 143).

Segundo Carr o poder militar tornou-se um fim em si, sendo um elemento essencial na vida do Estado.

 Luta-se guerras para se tornar mais forte militarmente ou para evitar que o outro seja mais forte.

b) Poder econômico

Carr afirma e argumenta que o econômico e a política sempre estiveram intimamente ligados na história. O progresso da humanidade vem através do desenvolvimento econômico, assim sendo um instrumento do poder político.

Enquanto a separação entre economia e política, para Carr não se pode separar os dois factores, sobretudo na arena internacional.

c) Poder sobre a opinião.

Esta é a terceira forma de poder. Tanto quanto o poder militar e econômico, o poder sobre a opinião não é menos essencial aos objetivos políticos. Assim, a propaganda sempre foi usada como arma de persuasão e considerada necessária.

Para Carr, a propaganda é e será usado por todos os regimes. Um exemplo, Stálin, Hitler e todos os ditadores serviram-se dela para dar credibilidade e justificar seus regimes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com