TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel público das empresas

Trabalho acadêmico: O papel público das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  5.103 Palavras (21 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 21

O papel público das empresas

Segundo Carla Lettieri nas últimas décadas, vem se difundindo a idéia de que o papel público das empresas engloba mais do que a simples geração de empregos, produtos e contribuição para o crescimento econômico, contrariando a visão de Milton Friedman para quem o papel empresarial pressupõe a simples produção de lucros.

Estados, organizações internacionais e ONGs representantes de diversos segmentos vêem-se diante da inevitabilidade do fato de que, para mudar a realidade social e diminuir a distância entre ricos e pobres, é preciso trabalhar em conjunto com empresas, aliar-se àqueles que durante muito tempo foram vistas como propagadoras de destruição e miséria. Essa imagem ainda não foi completamente apagada, e ainda existe, para empresas, um longo caminho a ser percorrido nesse sentido.

As empresas estão se acostumando com a divulgação de Balanços Sociais, e, embora ainda exista um misto de desconfiança e ceticismo com relação ao que já é um fato no Brasil, uma grande dose de entusiasmo acompanha aqueles envolvidos diretamente com áreas relacionadas ao Terceiro Setor, principalmente as ONGs que passaram a ter como possíveis parceiras e, principalmente, financiadoras de projetos das empresas nacionais e multinacionais.

Podemos afirmar que o público leigo já se familiarizou com os informativos veiculados pela mídia, que visam a divulgar projetos sociais e ambientais desenvolvidos por grandes empresas.

Responsabilidade Social

A preocupação com os efeitos sociais e ambientais das atividades de empresas, bem como os valores éticos e morais, suscita muitas discussões no meio empresarial. Essas discussões, muitas vezes, visam contribuir para o bem comum e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Nesse sentido, faz-se necessário resgatar o conceito de Responsabilidade Social:

“A Responsabilidade Social busca estimular o

desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania

individual e coletiva. Sua ética social é centrada no dever

cívico (...). As ações de Responsabilidade Social são

extensivas a todos os que participam da vida em sociedade

– indivíduos, governo, empresas, grupos sociais,

movimentos sociais, igreja, partidos políticos e outras

instituições (MELO NETO e FROES, 2001, p.26-27).”

Para Duarte (1985), a Responsabilidade Social pode ser entendida de diferentes maneiras. Pode representar a idéia de responsabilidade ou obrigação legal e ainda um comportamento responsável no sentido ético. Muitas pessoas simplesmente a equiparam a uma contribuição caridosa, ou ao sentido de ser socialmente consciente. Uns poucos a vêem apenas como uma espécie de dever fiduciário.

Contudo, há autores que criticam a visão de que a Responsabilidade Social seria apenas contribuição caridosa. Segundo Moreira (2002), a Responsabilidade Social refere-se à ética como base das ações com todos os públicos com os quais a organização pode interagir, ou seja, os seus stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governo, sociedade, meio ambiente).

Uma visão mais ampla é proposta por Ashley et al. (2002, p. 6 ), que define a “responsabilidade social como toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”.

O ponto de vista adotado pelas organizações privadas socialmente responsáveis refere-se às estratégias de sustentabilidade a longo prazo das empresas que, em sua lógica de desempenho e lucro, passam a contemplar a preocupação com os efeitos sociais e ambientais de suas atividades, com o objetivo de contribuir para o bem comum e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades (CAMARGO et al., 2001). Nessa visão organizacional, a Responsabilidade Social Corporativa pode ser entendida como qualquer compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que incidam positivamente em alguma comunidade, demonstrando uma postura proativa e coerente da empresa no que tange ao seu papel específico na sociedade e na sua prestação de contas para com ela (ASHLEY et al., 2002).

A Responsabilidade Social é um exercício da cidadania corporativa, e as empresas que querem transmitir uma imagem ética e moral podem, futuramente, ser beneficiadas pelas suas atitudes, por exemplo através da prática da Responsabilidade Social, como estratégia de valorização de produtos e serviços e estratégias sociais de desenvolvimento da comunidade (MELO NETO e FROES, 2001). Para a empresa a estratégia de valorização de produtos ou serviços, além de prezar pela qualidade, prima pelo status de produtos e serviços socialmente corretos. E a estratégia social de desenvolvimento da comunidade pode inserir a organização como um agente do desenvolvimento local, através do apoio de outras entidades comunitárias e do próprio governo.

As entidades que praticam a responsabilidade social compõe o chamado Terceiro Setor, que Fernandes (1994, p.21) resume como sendo:

“um composto de organizações sem fins lucrativos,

criadas e mantidas pela ênfase na participação

voluntária, num âmbito não-governamental, dando

continuidade às práticas tradicionais de caridade,

filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido

para outros domínios, graças, sobretudo, à

incorporação do conceito de cidadania e de suas

múltiplas manifestações na sociedade civil.”

A importância da sociedade civil para o desenvolvimento do Terceiro Setor, conforme Fernandes (1994), está ligada à interação das empresas privadas com a sociedade, respeitando a legislação criada pelo Estado. Assim, surgem as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que se preocupam com os interesses coletivos. Percebe-se que a sociedade deixa de esperar atitudes do Estado e busca, através de voluntários, comunidades de bairros, fundações e associações, resolver os problemas que seriam de alçada do governo.

As empresas que praticam a Responsabilidade Social encontraram no Balanço Social uma forma de divulgar as suas ações com relação a seus funcionários, comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com