TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O realismo maquiavélico e a política

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

A política como responsável pela felicidade humana, segundo Aristóteles

Maria Eduarda Leite Leonel[1]

Escrita há mais de dois mil anos, o livro “A Política” de Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.), mais precisamente nas partes VII e VIII do livro dois, apresenta suas ideias políticas, tendo como exemplo qual tipo de governo seria o ideal para a sociedade. Além de apresentar a tese principal do filósofo em que a política, de certa forma, está ligada à moral e que o estado deve levar o homem a virtude e a felicidade.

Inicialmente Aristóteles aborda sua concepção de modelo do nascimento do Estado, ele acredita no modelo de sociedade natural ou familiar, aquele em que o Estado nasce da união das diversas famílias que buscam através da cooperação conseguir proteção e os meios necessários para sua subsistência. Sendo essa a razão do objetivo do Estado ser a busca do bem, prazer e felicidade da população. Para Aristóteles, a riqueza de um Estado está nas mãos dos cidadãos que a compõem, vendo que o filósofo julgava cidadão os homens virtuosos, ou seja, homens que eram capazes de ter moderação e equilibrio, que agissem por meio da razão e participassem do poder público.

A classificação dos Estados segundo Aristóteles se baseia em quem governa e como governa. Focando no segundo ponto, pois é nele que o filósofo define quais são as boas e as más formas de governo. Existem três formas de governo: a monarquia, a aristocracia e a democracia. E de acordo com o filósofo, todas ignoram o bem em comum da sociedade, pois a monarquia é governada de acordo com os interesses do monarca, a aristocracia governa para o interesse dos ricos e a democracia de acordo com interesse dos mais pobres.

Sendo nenhum tipo de governo bom para toda a população, aristóteles considera a melhor forma de governo, um intermédio entre a aristocracia e a democracia, ou seja, um governo misto, pois nele as ações do Estado são orientadas aos interesses de todos, dos ricos e dos pobres. Segundo o filósofo, esse sistema de governo asseguraria uma maior estabilidade ao Estado.

Em síntese, Aristóteles considera a política responsável pela felicidade da sociedade. Sendo o objetivo da política, primeiro, descobrir a maneira de viver que leva à felicidade humana, e depois, a forma de governo e as instituições sociais capazes de a garantirem.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com