TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Do Milenio - ONU

Artigo: Objetivos Do Milenio - ONU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  1.723 Visualizações

Página 1 de 6

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

R.: O sistema capitalista registra seus ciclos com um padrão de ocorrências de revoluções industriais ou tecnocientíficas. Com isso cada revolução faz emergir um ou mais estados que as lideram, fazendo com que, eles se tornem o centro hegemônico do capitalismo.

A primeira revolução lançou a Inglaterra como centro hegemônico capitalista, mas, essa hegemonia não é permanente e, logo surgiu à segunda revolução industrial que trouxe novas formas de produção (Taylorismo e Fordismo), técnicas essas que os EUA estavam dominando, e ao mesmo tempo houve uma guerra mundial que fez a Europa, inclusive a Inglaterra, ficar estagnada e por consequência os EUA usaram esse momento para exportar seus produtos para o mundo e assim a hegemonia capitalista passou da Inglaterra para os Estados Unidos.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de oito principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

R.: Objetivos do milênio (ODM):

ANGOLA

Segundo o relatório de objetivos do desenvolvimento do milênio de Angola, o país está caminhando para cumprir as metas e alcançar os seus propósitos e podemos ver mais claramente isso ao olharmos cada item.

ODM 1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome, se comparar os indicadores de pobreza veremos que em 2001, 68 por cento da população angolana vivia com menos de um dólar por dia, situação que diminuiu muito, pois em 2009 a porcentagem de pessoas que vivem em extrema pobreza em Angola decaiu para 34 por cento, um índice animador e esse índice ainda deve diminuir mais, pois segundo estimativas em 2015 serão 34 por cento.

ODM 2 – Alcançar o ensino primário universal, objetivo este que está levando a educação para mais angolanos, em 2001 eram 1.296.560 matriculados já em 2009 foram 3.967.886 aumentando 206 por cento nesse período, e a qualidade do ensino também aumentou, pois a produtividade passou de 127,1 por cento em 2001 para 146,1 por cento em 2009.

ODM 3 – Promover igualdade de gênero e a valorização das mulheres, neste objetivo Angola está bem avançado, pois mesmo não tendo grandes mudanças no período de 2005 a 2009, a diferença de oportunidades devido ao gênero é inexpressiva.

ODM 4 – Reduzir a mortalidade infantil; em 2001 a taxa de menores de cinco anos que morreram era de 250 por 1.000, já em 2010 são 193,5 por 1.000, o que mesmo sendo um numero alarmante, se comparado a outros países, foi um grande avanço para Angola que não está mais entre os países com maiores taxas de mortalidade infantil.

ODM 5 – Melhorar a saúde materna; em 2006 a cada 100mil crianças nascidas vivas 1.400 mães morriam já em 2009 foram registradas apenas 362 mortes o que é um avanço, avanço esse que se deve a programas que o governo está proporcionando para proteger essas mães

ODM 6 – Combate a HIV/SIDA, a Malária e outras doenças. A informação é a melhor forma de prevenir as doenças em massa, por exemplo, no caso do HIV/SIDA de 2007 para 2009 houve um aumento que saiu de 21 para 24 por cento de pessoas contaminadas, mas já no quesito de doenças como a malaria há uma empolgante diminuição nos casos que em 2003 foram 3.246.256 casos com taxa de letalidade de 1,2 por cento, mas em 2009 houve uma grande queda nesses números que foram 2.896.971 de casos e a taxa de letalidade foi reduzida a apenas 0,3 por cento.

ODM 7 – Garantir a sustentabilidade ambiental, as atividades que podem contribuir para Angola impactar o aquecimento global são: desflorestamento, queima de gases, os meios de transportes individualizados, energia obtida de combustíveis fosseis, agricultura e queimadas; mesmo não havendo um estudo para medir esses impactos o governo está tentando diminuir cada vez mais esse impacto.

ODM 8 – Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Em 2002 iniciou o processo de paz em Angola e o governo tem se dedicado a reconstruir o país após anos de guerra civil e, desde então Angola tem avançado numa perspectiva de longo prazo onde hoje estão começando a sentir os benefícios da paz.

BRASIL

“Um Brasil para todos”, uma frase que pode descrever o tamanho dos empenhos para que os objetivos do milênio sejam alcançados no nosso país, com uma rápida análise nos dados fornecidos pelo relatório nacional de acompanhamento dos objetivos do milênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com