TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizacao Das Nacoes Unidas

Artigos Científicos: Organizacao Das Nacoes Unidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  5.484 Palavras (22 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 22

Conteúdo

Introdução 2

Antecedentes históricos ( influências das 2 grandes guerras no surgimento da ONU.) 3

Etapas da Criação da ONU 7

Estrutura interna da ONU 9

As agências Especializadas das Nações Unidas 12

História da sua criação e funcionamento 12

Reforma da Onu (Perspectivas e desáfios) 19

Conclusão 24

Bibliografia 25

Introdução

Neste presente trabalho cujo o tema intitula-se as organizações das nações unidas ( ONU).

O autor ira falar da sua origem, formação e as perspectiva do mesmo. Para começar dizer que: Organização das Nações Unidas (ONU) é uma associação de Estados reunidos para com o propósito, segundo sua Carta, de: manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e autodeterminação dos povos; conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e as liberdades fundamentais para todos; e ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para consecução desses objetivos. A criação da ONU foi resultado da segunda guerra mundial e veio substituir o organismo análogo que, sob a denominação de “Liga das Nações”, funcionou em Genebra, depois da primeira guerra mundial.

Nações Unidas é dividida em seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Secretariado, o Conselho Socioeconômico, o Tribunal Internacional de Justiça e o Conselho de Tutela. Além dos órgãos principais, a ONU é composta por muitas agências e programas

A ONU foi fundada em 1945 com o propósito de criar um organismo multilateral que contribua para impedir a guerra, proteger a democracia e lutar contra a fome e a doença. Depois de mais de sessenta anos de existência as dificuldades de atingir esses objetivos ainda existem.

Antecedents historicos ( influencias das duas grandes guerras no surgimento da ONU.)

Quando a de 1914-18 guerra terminou suscitavam-se dois problemas fundamentais para o restabelecimento da paz e definição de uma nova ordem internacional: a reorganização da carta política da europa, e a substituição do velho sistema do equilíbrio por outro que ofecesse mais garantias de convivência pacífica

O primeiro foi resolvido pelo recurso ao princípio das nacionalidade que se procurou levar ate as suas ultimas consequências em sua homenagem se operou a reconstituição da polónia como estados independentes e o desaparecimento do imperio Austro-hungaro, que se dividiu numa serie de pequenos estados a austria, a hungria, a jugoslavia, a checoslovaquia.

Para garantia da paz, e direcção da vida internacional, instituiu-se a sociedade das nações, organização permanente de estados de vocação universal.

Os princípios em que se devia basear a nova ordem internacional foram definidos pelo presidente Wilson, dos EUA, numa mensagem dirigida ao congresso em 8 de janeiro de 1918( catorze pontos de Wilson) em que se afirmava ‘’deverá constituir-se uma sociedade geral das nações por meio de convenções formais que tenham por objecto definir garantias recíprocas de independência política e territorial a favor tanto dos grandes como dos pequenos estados”.

A estrutura e o regime de funcionamento da SDN foram estabelecidos no pacto da sdn que constava dos primeiro vinte e seis artigos do tratado de versalhes que, assinado em 28 de junho de 1919, afirmou a paz entre a alemanha e os estados vencedores, com excepção dos EUA. estes, dentro do espirito da doutrina de Monroe , assinaram uma paz separada, em 25 de Agosto de 1921, e nunca fizeram parte da SDN.

Os objectivos fundamentais da sociedade eram promover a subordinacao das relacoes entre os estados intenacional, evitar o recurso á guerra por meio de medidas

preventivas, como o desarmamento e reprimir-lo por meio de sanções e aplicar aos infractores

Para resolução dos conflitos entre os estados, previam-se meios pacíficos entre os quais a arbitragem e o recurso a um órgão judicial o tribunal permanente de justiça internacional, instituido em 1920 pela SDN e com sede em Haia.

Mau grados as boas intenções que haviam presidido à sua criação , a SDN não aprovou bem na pratica. As causas da sua falência sao complexas, mas podem reconduzir-se, em grande parte, as sua própria origens.

Criada pelos tratados de paz, assemelhava-se mais a uma coligação de estados vencedores para impor a sua vontade na direcção de vida internacional, do que a uma organizacao geral de estados, livremente consentida.

Para isso, contribuiu também o papel preponderante que nela se atribuia as grandes aliadas contra alemana, que levou Scelle a chamar-lhe a santa aliança democratica. Aalem disso, o facto de os EUA não terem querido entrar na sociedade atingiu logo de início o seu prestígio.

Quando , mais tarde, surgiram as primeiras divergências entre as grandes potências, a sua vida tornou-se precaria e o sistema do Pacto deixou de ter qualquer eficiência.

Por outro lado a organização apresentava vícios de estrutura e funcionamento que consistiam principalmente na falta de especialização das competências dos seus dois órgãos mais importantes o conselho e a assembleia e da exigencia, Num e noutro, da unanimidade como regra para as deliberações .

Embora haja desenvolvido uma acçao a todos os títulos notável no campo das questões culturais, socias e económicas, e a sociedade das nações falhou na missa principal para que fora criada a defesa da paz.

A Segunda Guerra Mundial relançou a ideia da criação de um organismo supranacional capaz de arbitrar conflitos, de impedir a resolução de problemas de relacionamento entre estados pelo recurso às armas, de garantir a igualdade entre os estados e de fazer respeitar os direitos humanos. Todos estes objetivos, que eram uma reedição dos propósitos que haviam norteado a criação da Sociedade das Nações após a Primeira Guerra Mundial, estavam consignados numa Carta, aprovada em outubro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com