TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exilados Na Ditadura

Artigos Científicos: Os Exilados Na Ditadura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  255 Visualizações

 O exílio foi um meio de afastar aqueles que eram contra o regime instalado em 1964, e atingiu grande parte daqueles que eram de classe média intelectualizada.

 

 Entre 1969 e 1970, houve o famoso sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, realizado por uma organização de esquerda ( Movimento Revolucionário 8 de Outubro - MR-8 ) que em troca da liberdade dele, deveriam libertar os prisioneiros. Foi libertado no total de 15 presos políticos, que foram exilados para o México.

 Durante o início da ditadura em 1964, houve a primeira fase do exílio, os lugares mais procurados era o Uruguai, e o Chile. Alguns exilados tiveram o sentimento de tristeza, por ter deixado o país, e acreditavam que a volta seria breve. Para aqueles que foram os primeiros a serem exilados, foi prometido que a ditadura acabaria logo, mas acabou sendo apenas uma promessa...

 O exílio não aconteceu somente entre pessoas que faziam parte de alguma organização, aconteceu também entre famosos, como Caetano Veloso, que teve grande parte de suas composições sençuradas. Em 1968, foi preso com seu amigo Gilberto Gil, foram acusados por terem desrespeitados o hino nacional, e a bandeira do Brasil. E quando soltos, fizeram um show de despedida.

Após o show, a dupla partiu para o exílio na Inglaterra, acompanhados de suas mulheres. Os casais ficaram em Londres, que servia de inspiração para uma grande quantidade de composições. A dupla retornou ao Brasil em 1972.

 

 

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com