TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Países em Desenvolvimentos

Por:   •  28/5/2020  •  Dissertação  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

Países em Desenvolvimento:

Existe uma grande diferença de renda per capita entre os países em desenvolvimento e os países ricos.

Razões para diferenças de renda per capita entre as nações:

Por cerca de 30 anos após a II Guerra Mundial, as políticas comerciais em muitos países em desenvolvimento foram influenciadas pela crença de que a chave para o desenvolvimento econômico era a criação de um importante setor industrial.

Desde a II Guerra Mundial até os anos 70, muitos países em desenvolvimento tentaram acelerar seu desenvolvimento limitando as importações de bens manufaturados para promover um setor industrial voltado para o mercado interno.

O principal argumento utilizado para proteger o setor industrial foi o da indústria nascente.

Tal país pode aumentar seu bem -estar em longo prazo tanto encorajando a produção da mercadoria por um subsídio quanto protegendo a da competição estrangeira até que a indústria  possa andar com suas próprias pernas. O argumento para proteção temporária das indústrias para permitir que elas ganhem experiência é conhecido como argumento da indústria nascente. Esse argumento tem desempenhado um papel importante em debates sobre o papel da política de comércio no desenvolvimento econômico.

De acordo com o argumento da indústria nascente, os países em desenvolvimento têm uma vantagem comparativa potencial na manufatura, mas novas indústrias manufatureiras em países em desenvolvimento não podem competir inicialmente com indústrias bem estabelecidas em países desenvolvidos. Então, para permitir que a indústria tenha um ponto de apoio, os governos devem apoiar as novas indústrias temporariamente até que elas tenham ficado fortes para enfrentar a concorrência internacional. Portanto, faz sentido, de acordo com esse argumento, utilizar tarifas aduaneiras e quotas de importação como medidas temporárias para começar a industrialização. É um fato histórico que algumas das maiores economias de mercado do mundo tenham começado sua industrialização atrás de barreiras de comércio: os Estados Unidos tinham altas taxas de tarifa em manufaturas no século XIX. Enquanto o Japão tinha controles extensos de importação até a década de 1970.

Problemas com o argumento da indústria nascente.

Suponha que um país que atualmente é abundante em mão de obra esteja em processo de acumulação de capital. Quando ele acumular capital suficiente, terá uma vantagem comparativa nas indústrias de capital intensivo. Entretanto, isso não significa que ele deveria tentar desenvolver essas indústrias imediatamente. Na década de 1980, por exemplo, a Coreia do Sul tornou- -se exportadora de automóveis. Provavelmente não teria sido uma boa para a Coreia do Sul  tentar desenvolver sua indústria na década de 1960, quando o capital e o trabalho qualificado ainda eram bem escassos. Segundo, proteger a fabricação não faz nenhum bem, a não ser que a proteção em si ajude a tornar a indústria competitiva. Por exemplo, o Paquistão e a Índia protegeram seus setores manufatureiros por décadas e, recente- mente, começaram a desenvolver exportações significa.

Suponha que um país que atualmente é abundante em mão de obra esteja em processo de acumulação de capital. Quando ele acumular capital suficiente, terá uma vantagem comparativa nas indústrias de capital intensivo. Entretanto, isso não significa que ele deveria tentar desenvolver essas indústrias imediatamente. Na década de 1980, por exemplo, a Coreia do Sul tornou- -se exportadora de automóveis. Provavelmente não teria sido uma boa para a Coreia do Sul tentar desenvolver sua indústria na década de 1960, quando o capital e o trabalho qualificado ainda eram bem escassos. Segundo, proteger a fabricação não faz nenhum bem, a não ser que a proteção em si ajude a tornar a indústria competitiva. Por exemplo, o Paquistão e a Índia protegeram seus setores manufatureiros por décadas e, recente- mente, começaram a desenvolver exportações significativas de mercadorias manufaturadas. Esses artigos que eles exportam, entretanto, são mercadorias leves, como as têxteis, e não os produtos manufaturados pesados que eles protegeram; uma boa conjetura é que eles teriam desenvolvido suas exportações manufatureiras mesmo se nunca tivessem protegido a indústria. Esses artigos que eles exportam, entretanto, são mercadorias leves, como as têxteis, e não os produtos manufaturados pesados que eles protegeram; uma boa conjetura é que eles teriam desenvolvido suas exportações manufatureiras mesmo se nunca tivessem protegido a indústria.

Industrialização por Substituição de Importações
Problemas da Industrialização por Substituição de Importações. Muitos países que adotaram a política de substituição de importação não deram sinal de convergência em direção aos países desenvolvidos. Não cresceram de uma maneira sustentada. Exemplos: A Índia, depois de 20 anos de planos econômicos (entre o começo dos anos 50 a começo dos anos 70), não conseguiu aumentar significativamente sua renda per capita. O Brasil, embora tenha uma estrutura industrial sofisticada, teve crescimento reduzido no auge da proteção ao mercado interno (anos 80).

Por que a política de substituição de importações não funcionou como se esperava: O argumento da indústria nascente não era válido universalmente, como muitos acreditavam. A política de substituição de importações gerou: Níveis de proteção efetiva elevados .Escalas de produção ineficientes. Desemprego e desigualdade de distribuição de renda maior.

Liberalização Comercial

Com início no meio da década de 1980, diversos países em desenvolvimento passaram para taxas de tarifa menores, suprimiram quotas de importação, entre outras restrições no comércio. Essa mudança dos países em desenvolvimento em direção a um comércio mais livre é a grande história da política de comércio das últimas duas décadas e meia.
Existe uma certa evidência de que os países em desenvolvimento que tiveram políticas comerciais menos restritivas tiveram crescimento maior do que os países que adotaram a substituição de importações .O debate não é conclusivo. De qualquer forma, a partir dos anos 70, muitos países abandonaram a política de substituição de importação e iniciaram a liberalização comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com