TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os preços funcionam como bandeiras

Resenha: Os preços funcionam como bandeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Resenha  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  170 Visualizações

1 - O que quer dizer a expressão "Os preços funcionam como sinalizadores”?

Quer dizer ideias para os empresários sobre a quantidade a ser produzida e ofertada e sobre as quantidades a serem consumidas pelos consumidores, porem na vida real isso não acontece.

2 - Por que os aumentos reais do salário mínimo ajudam a redistribuir a renda?

Porque gera-se uma onda de investimentos nos setores substituidores de importação, produzindo-se internamente parte do que antes importado aumentando a renda e consequentemente a demanda.

3 - Qual a relação entre a função redistributiva e o sistema tributário?

Um Sistema Tributário é basicamente um conjunto de tributos que tem como objetivo a captação de recursos para que um Estado possa custear as suas atividades, assim como os seus gastos com educação, saúde, segurança, saneamento, moradia e diversos outros. Esta é a função fiscal dos tributos.

4 - Porque as políticas distributivas são geralmente polêmicas? Cite um exemplo.

Há de uma maneira geral na teoria econômica a ideia de que os mecanismos para diminuir a desigualdade na distribuição de renda geram um desincentivo indireto ao trabalho e, portanto tendem a reduzir a renda total da sociedade a ser redistribuída no futuro. Este debate entre equidade e eficiência é o tema central na política distributiva. Deve-se notar que algumas medidas distributivas visam diminuir ou eliminar gargalos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com