TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARLAMENTARISMO

Tese: PARLAMENTARISMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 2: Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda à seguinte pergunta:

1. Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Apesar do Brasil ter um sistema presidencialista, no qual o povo escolhe um representante para governar, se fala muito em governo forte para todos, porém não é a realidade. O Governo se baseia na ideia de poucos, ou no caso da classe burguesa, que domina a governabilidade do país.

Para que fosse implantado o sistema de Parlamentarismo, que seria uma escolha mais correta para nosso país, deveriam entrar em discussão, primeiramente o preparo dos governantes, deveriam ser criadas clausulas, que protegeriam os movimentos sociais e realmente a escolha de um primeiro ministro, que tenha a preocupação com a nação. Além do mais, no sistema parlamentarista, se ocorrer uma crise política, o primeiro ministro pode ser trocado rapidamente e já no Presidencialismo não, mesmo com corrupção e crise política, demora – se muito para haver substituição, onde na maioria deverá ser esperada até que o mandato termine.

No Parlamentarismo seria mais difícil haver alianças entre os participantes, onde ocorre nos partidos que fazem parte do Presidencialismo, como exemplo o protecionismo entre os que compõem esses partidos. Contudo, no Brasil seria interessante este tipo de governo, para melhorar o atendimento das necessidades da população, como por exemplo em alguns países desenvolvidos que o adotam.

A grande desvantagem do sistema Presidencialista em relação ao Parlamentarista é que, mesmo o povo elegendo um representante, este não tem poder absoluto na tomada de decisões, onde depende da Câmara de deputados e do Senado, que são extremamente partidários, no qual prejudica a tomada rápida de decisões e execuções dos projetos apresentados pelo Presidente ou no caso, Presidenta. Já o Parlamentarismo, permite a tomada de decisões muito rápidas, e a execução também é notória e na maioria dos casos, eficiente.

Resumindo assim, o Brasil precisa de um novo regime de governo, onde este mostre eficiência, transparência e satisfaça a necessidade real da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com