TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS PUBLICAS

Exames: POLITICAS PUBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU (FVC)

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO (ISE)

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROFESSORA: MARIA ISABEL DE QUADROS VIVAS

SEMESTRE: 5º

MARIA DAS GRAÇAS DE SANTANA

Buscando a qualidade social do ensino nas instituições educacionais no mundo.

O autor discorre a sua reflexão, partindo da idéia de que as escolas precisam ser norteadas, através de critérios para desenvolver uma educação de qualidade. Dessa forma “a qualidade essencial seria, aquela que expressa á competência histórica de fazer – se sujeito”.

Deixando a condição de objeto ou massa de manobra, nesse sentido a educação é o melhor caminho, para desenvolver uma educação de qualidade, com rigor e excelência no que tange as exigências educacionais, todas as crianças têm direito, ao sucesso no sentido de usufruir, desse bem tão precioso, que é a educação. O que as instituições escolares precisam, é fato, buscar a qualidade cognitiva das experiências de aprendizagem, dos alunos para a sua realidade, ou seja, de pouca valia terão a gestão democráticas, as eleições para diretor, equipamentos, novos cursos de capacitação para professores, se não levarmos a educação pelo viés da críticidade, levando em conta que o foco desse objetivo é os alunos.

Para promover uma educação de qualidade, é necessário que todo sistema escolar, esteja engajados em prol desta luta, pela qualidade de uma educação inovada, para que todos os alunos tenham oportunidades de mostrar, suas competências, habilidades e criatividade, usando o cognitivo em defesa da sua própria autonomia.

“educação de qualidade é aquela que promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operatórias e sociais necessários ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, à inserção do mundo do trabalho à constituição da cidadania tendo em vista a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária”. Escolas com qualidade social significa a inter-relação entre qualidade formal e política, baseada na ampliação de conhecimento com auto grau de inclusão.

Segundo Pedro Demo o ser humano precisa manejar conhecimento.

“espera-se, por isso, que a criança aprenda de fato na escola, ou seja, construa formação básica capaz de saber pensar para melhor intervir”.

O projeto pedagógico curricular é um instrumento de articulação em todos os níveis da educação desde á educação infantil até o ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com