TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS PUBLICAS

Ensaios: POLITICAS PUBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Curso: Politicas Públicas

Professor: Elivete Cecília De Andrade.

Nome do aluno: Rafaela Leite Dos Santos

Data: 09-10-2014

1-

a) Até que ponto a política é compatível com a ética? A política pode ser eficiente se incorporar a ética? Não seria puro moralismo exigir que a política considere os valores éticos?

Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: os fins justificam os meios.

O ‘realismo político’, ou seja, a busca de resultados a qualquer preço, subtrai os atos políticos à qualquer avaliação moral, entendendo esta como restrita à vida privada, dissociando o indivíduo do coletivo.

Esta concepção sobre a relação ética e política desconsidera que a moral também é um fator social e como tal não pode se restringir ao santuário da consciência dos indivíduos. Em outras palavras, embora a moral se manifeste pelo comportamento do indivíduo, ela expressa uma exigência da sociedade (um exemplo disso é a adoção dos diversos "códigos de ética"). Ou seja, não leva em conta que a política nega ou afirma certa moral e que, em última instância, a política também é avaliada pelo comportamento e entendimento moral das pessoas. Aliás, se a política almeja legitimidade não pode, entre outros fatores, dispensar o consenso dos cidadãos — o que pressupõe o apelo à moral.

b) Com relação à estrutura de estado, isso é muito relativo temos estados desenvolvidos e alguns estados que nem se quer parece que temos políticos, podemos citar dois exemplos como na região oeste, podemos vê que os estados são mais desenvolvidos políticos atuantes vão à busca de melhoramentos cidades mais projetadas e desenvolvidas até mesmo em algumas cidades do interior como Três Lagoas- MS é uma delas.

Já no Estado Nordeste do país como na cidade de Imperatriz-MA, vemos que a cidade esta esquecida, sem saneamento básico, em certos períodos do ano sem fornecimento de água por falta de estrutura dos políticos do Município, construções feitas de qualquer jeito, ruas sendo fechadas por próprios moradores para construção de casas, tudo isso acontece pela falta de pratica de governantes, pois se tivéssemos políticos atuantes em busca de melhoramentos nessa região não estariam largadas da forma que esta hoje, assim pode ver que não existe a ética se prometi eu tenho que cumpri.

2) A politica social para o nosso pais é de fundamental importância, pois é através dela que teremos a saúde, educação, assistência e habitação, vemos muito através de reportagem em jornais, televisão e dentre outros meios de comunicação que a politica é muito relevante em alguns Estados temos regiões que se destaca mais pela forma de atuação dos seus governantes, no ceara temos um exemplo de educação que aconteceu no ano passado em 2013 com a redução salarial do professor com mais de 40%, já na região do Maranhão é onde um profissional da área de educação ganha bem melhor que qualquer outra região, com esses exemplos citados a cima podemos ver que nem todos políticos são iguais uns falham de um lado e melhoram de outro. Mais hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com