TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS DE "ASSISTÊNCIA SOCIAL" NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO ACTUAL

Tese: PROBLEMAS DE "ASSISTÊNCIA SOCIAL" NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO ACTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

2.0 - OS DESAFIOS DO “ASSISTENTE SOCIAL” NO EXERCICIO DA PROFISSÃO CONTEMPORÂNEO

“... iremos ao encontro do próximo milênio sem esperar encontrar nele nada além daquilo que seremos capazes de levar-lhe”.

(Ítalo Calvin)

Em pleno século XXI continuamos enfrentando problemas advindos da manutenção dos pensamentos burgueses, e do sistema monetário capitalista que mantém a sociedade alienada e dividida em classes tornando o país desigual na medida em que o capital se concentra nas mãos da minoria que detém o poder, e o restante é dividido na sociedade através da exploração de mão de obra barata que não condiz com o real valor do trabalho colocando o cidadão em situação de vulnerabilidade Social. Neste contexto, com a manutenção das idéias neoliberalistas, as relações do trabalho sofrem alterações significativas com redução do espaço de atuação do Serviço Social em conseqüência da falta de investimento do Estado nas políticas públicas e das privatizações dos Serviços Públicos que estavam sob sua responsabilidade, surgem então às organizações não-governamentais e instituições como novo espaço para atuação do serviço social, destacado aqui como fundamental para o enfrentamento do aumento do nível de desemprego, pobreza, Violência, drogadição, desestruturação familiar, etc.

Frente a estas mudanças, o mercado de trabalho do serviço social tornou-se mais complexo, exigindo do Assistente Social capacitação permanente, atuação profissional dentro do projeto-ético-político que o materialize e uma visão analítica sobre a realidade para que possa atuar com seriedade na emancipação da sociedade auxiliando os usuários no acesso aos direitos sociais por meio das políticas públicas.

Para atendimento das exigências acima é necessário que o Assistente Social se aproprie dos conceitos inerentes a sua profissão que o auxiliaram em toda a sua trajetória de atuação frente as demandas de sua competência, razão pela qual, anexamos abaixo os conceitos que serviram de base para o desenvolvimento do tema escolhido pelo grupo.

3.0 – PROJETOS ÉTICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL

Foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980, e um processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social brasileiro. Constata-se o seu amadurecimento na década de 1990, período de profundas transformações societárias que afetam a produção, a economia, a política, o Estado, as culturas, o trabalho, marcadas pelo modelo de acumulação flexível (Harvey) e pelo neoliberalismo.

3.1-Condições necessárias para desenvolver e aprofundar o projeto ético-político: Condição política, que teve na luta pela democracia seu principal rebatimento, onde as aspirações democráticas e populares foram incorporadas e intensificadas pelas vanguardas do Serviço Social. Espaço legitimado na academia, que permitiu a profissão estabelecer fecunda interlocução com as Ciências Sociais e criar e revelar quadros intelectuais respeitados no conjunto da categoria. Debate sobre a formação profissional, cujo empenho foi dirigido no sentido de adequá-la às novas condições postas, em um marco democrático da questão social. Em suma, a construção de um novo perfil profissional. No interior da categoria profissional, modalidades prático-interventivas tradicionais foram ressignificadas e novas áreas e campos de intervenção foram emergindo devido, sobretudo, às conquistas dos direitos cívicos e sociais que acompanharam a restauração democrática na sociedade brasileira (práticas interventivas junto a categorias sociais como criança, adolescente, mulheres, e outras.

3.2- Estrutura básica do projeto ético-político: Núcleo: reconhecimento da liberdade como valor central, o Compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais o vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social.

3.3-Dimensão política: se posiciona a favor da eqüidade e da justiça social, na perspectiva da universalização; a ampliação e consolidação da cidadania. Este projeto se reclama radicalmente democrático – socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.

Texto adaptado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com