TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  23/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.422 Palavras (18 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII – PIM VII

 ASIA SHIPPING LOGISTICA INTEGRADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO 

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

  

 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII – PIM VII

 ASIA SHIPPING LOGISTICA INTEGRADA

ANDERSON HUMBERTO BOTARO                        R.A.:1770127

LARISCE FONSECA SOUZA FRANÇA                        R.A.:1764059 

MONYEVELIN DAYANE DE SOUZA BEZERRA        R.A.:1759437 

TARCÍSIO PEREIRA SACRAMENTO                        R.A.:1756417 

 

  

 

Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

 

 

 

SÃO PAULO 

2018

Resumo

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar sintetiza conhecimentos adquiridos e oriundos das disciplinas de Logística de Importação e Exportação, Direito da Navegação e Desenvolvimento Sustentável. Tais disciplinas, aplicadas no 5º bimestre do curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, subsidiam os estudos concernentes às estratégias, produtos e serviços da multinacional brasileira; Ásia Shipping Logística Integrada. Uma empresa que, pelos estudos, mostrou-se antenada com as preocupações ambientais, sociais e comerciais que pautam os desafios do Homem para os novos tempos.

Palavras-chave: Logística de Importação e Exportação; Direito da Navegação; Desenvolvimento Sustentável.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1. LOGÍSTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO        5

1.2 – A EMPRESA        6

2. O DIREITO NA NAVEGAÇÃO        7

2.1 CONTRATOS MARINHOS        9

Transportador marítimo        11

Embarcador        11

Importador        11

Operador portuário        12

A Lei 12.815/13        12

Credenciamento naval        14

3.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        15

CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18


INTRODUÇÃO

O comércio exterior é o resultado de um contínuo processo pautado na troca de bens e serviços além das fronteiras e dos territórios internacionais. É uma prática imprescindível para o desenvolvimento das sociedades humanas e acompanha a história do homem desde os primórdios da civilização. 

Esse processo se desenvolveu de forma lenta, obedecendo às regras de uma estrutura social, que demorava a se modernizar e dificultava muitas tramitações.

Até que, finalmente, pensadores e evolucionistas implementaram mudanças significativas no comércio internacional, facilitando e viabilizando a expansão comercial com agilidade e eficiência. Com isso, a necessidade de novos métodos logísticos para suprir tal expansão veio à tona junto às medidas de conservação do meio ambiente.

Muitas empresas, envolvidas no comércio exterior, têm se especializado em disponibilizar ferramentas e oferecer equipes personalizadas para instruir importadores e exportadores a optarem pelas melhores decisões e, ao mesmo tempo, oferecer suporte em toda a cadeia logística, desde o melhor ponto de despacho, ao local ideal de desembaraço. Assessoradas por profissionais, as empresas se beneficiam de melhores alíquotas de imposto e regimes especiais como entreposto aduaneiro ou admissões temporárias.

Mercadorias importadas chegam ao consumidor final com um valor muito elevado se comparado com o praticado no exterior, em razão, principalmente, das altas alíquotas dos impostos além da soma de todas as despesas da cadeia logística. É necessário que os importadores, em conjunto com os agentes de cargas, tracem a melhor estratégia de forma a diminuir o custo da operação.          

Partindo desse preâmbulo, resta acrescentar que as disciplinas estudadas direcionaram o desenvolvimento do presente projeto e possibilitaram explicitar o conhecimento adquirido, através do objeto de estudo escolhido; a empresa Asia Shipping Logística Integrada que se utiliza de várias ferramentas da área para a sua consolidação no mercado e prospecção de novos clientes.

1. LOGÍSTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Os princípios da Logística existem desde a Antiguidade, quando os povos começaram a desenvolver os serviços de logística para organizar e articular a movimentação das mercadorias e a armazenagem dos produtos que seriam consumidos na entressafra, gerenciar o uso dos materiais na construção dos abrigos, dos materiais utilizados nas atividades militares e o desenvolvimento das atividades de comércio.

De acordo com as considerações de Gonçalves Pereira (2015), a logística:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (324.4 Kb)   docx (279.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com