TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

PIRASSUNUNGA/2021

Nº.

NOME

RA

01

Beatriz Scognamiglio

2185444

PIM II PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Rede de lojas Marisa

Pirassununga

2021

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo mostrar como são as abordagens micro e macroeconômicas, as inovações possíveis e a técnica matemática de uma determinada empresa.

A empresa apresenta nesse trabalho é a Marisa. Ela é uma rede de loja de moda feminina e de lingerie brasileira, têm mais de 70 anos no mercado e chega à faturar  em média 3,5 milhões.

Foi fundada em 1948, por Bernardo Goldfarb. Atualmente, no brasil, existem cerca de 360 lojas espalhadas. Além de oferecer roupas e acessórios femininos, também possui produtos para os públicos masculinos e infantis.

  1. ECONOMIA E MERCADO 

A economia é uma ciência social que estuda produção, distribuição e consumo de bens e serviços. 

A economia deve optar entre os bens a serem produzidos os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção, sugerindo então os problema econômico básico que são:

 o que produzir ?

quanto produzir?

 como produzir ?

para quem produzir?

Com base nos problemas econômicos citados acima, a Marisa decidiu se especializar em moda feminina tornando-se uma das maiores redes de lojas de departamentos de vestuário feminino do Brasil, tendo como foco mulheres entre 20a35 anos de idade da classe c. 

  • Fundamentos microeconômicos

A microeconomia é o estudo de como as famílias e as empresas tomam decisões e como elas interagem em mercados específicos. 

Na micro economia abordamos as leis básicas de economia e de mercado,lei da escassez e a lei da oferta e da demanda.

Diante disso, a Marisa tem diversas lojas distribuídos por todas as regiões brasileiras.  Ela permite adequação a realidade das diversas regiões do Brasil, tais como concorrência, preferência e características da população de cada região. A entrega das mercadorias se tornam mais eficientes, rápida e com custos menores permitindo ampliar a capacidade de todas as lojas sem necessidade de grandes investimentos.

  • Fundamentos macroeconômicos

A macro economia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados tais como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos de taxas de câmbio.

A Marisa acredita que existe um grande potencial de crescimento no setor em que atua,devido as atuais condições macroeconômicas favoráveis no Brasil, tais como:

-Maior disponibilidade de crédito a população da classe

-Queda das taxas de juros

-ascensão da mulher no mercado de trabalho

  • aumento do poder de compra
  • Redução do mercado informal
  • Crescente inclusão da classe na era digital

Matemática aplicada

A matemática sempre foi parte da atividade humana, evoluindo a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo de forma geométricas e movimentos dos objetos. A matemática aplicada é aplicação dos conceitos matemáticos em outras áreas do conhecimento.

O posicionamento estratégico da Marisa é realizado utilizando modelos de crescimento populacional, distribuição de renda e posicionamento de lojas dos principais concorrentes, dessa forma é possível determinar quais os produtos mais adequados para o seu cliente e os melhores locais para abertura de novas lojas.

A Marisa possui quatro tabelas de preços diferenciadas para serem praticadas nacionalmente. A definição de preços de forma regional preço geográfico é necessário devido a diferença das alíquotas de impostos, como ICMS. Outro fator é a quantidade de concorrentes na região. Diante disso, é possível gerenciar de maneira mais eficiente os recursos escassos, visando aumentar a lucratividade.

Qual é utilização da plataforma BI da MicroStrategy, é feita a integração dos Departamentos informações gerenciais, relacionadas ao perfil e comportamento de compra do consumidor, gestão de categorias de produtos, envolvendo dados de pedidos, notas, estoque, etc., que podem ser analisadas e a partir dos indicadores gerados, é possível programar ações que resultem em aumento direto no volume de vendas. 

A loja é dividida em estilos, cada qual com suas sessões e cada sessão com Price point. 

Empreendedorismo,  criatividade e inovação

A Marisa se preocupa em utilizar os meios de comunicação zelando pelo profissionalismo e responsabilidade social, com cuidados específicos em campanhas publicitárias, ações promocionais e negociação, disponibilizando informações corretas e preciosas de acordo com diretrizes internas estabelecidos para preservar o patrimônio e a imagem da empresa, utilizando para isso a clareza e transparência e o cumprimento de todas as normas legais.

Para desenvolver a imagem da empresa a Marisa procurar meios e recursos para facilitar a comunicação tanto interna quanto externas , realizando um planejamento que envolve avaliação dos meios existentes e as necessidades das melhorias. Diante disso, desde abril de 2010, a Marisa passou a ser cliente da In Press, uma agência especializada em comunicação integrada. A partir daí, a gente assumiu a responsabilidade de cuidar da imagem institucional da empresa. 

Através da mídia como a televisão, o rádio, internet e dos pontos de venda as novas coleções e promoções são apresentadas aos clientes. As campanhas publicitárias utilizam personagens, slogans e logotipos com os quais os consumidores se identificam.

Por todavia, a rede de lojas Marisa se preocupa com o empreendedorismo, a criatividade e a inovação, sendo assim sempre buscando uma melhoria.

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

A Marisa se preocupa em utilizar os meios de comunicação zelando pelo profissionalismo e responsabilidade social, com cuidados específicos em campanhas publicitárias, ações promocionais e negociação, disponibilizando informações corretas e preciosas de acordo com diretrizes internas estabelecidos para preservar o patrimônio e a imagem da empresa, utilizando para isso a clareza e transparência e o cumprimento de todas as normas legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com