TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PETRÓLEO BRASILEIRO S/A

Por:   •  2/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.879 Palavras (36 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 36

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

PETRÓLEO BRASILEIRO S/A

SÃO PAULO

2013


RESUMO

A Petrobras é uma companhia que atua no ramo de exploração e extração de gás e Petróleo, sendo umas das cinco maiores empresas de energia do mundo e a maior empresa do Brasil, economicamente ela é a segunda maior empresa, perdendo apenas para Ambev.

A companhia obtém 277 navios entre eles próprios e afretados, que realizam diariamente a extração, separação, refinamento e armazenagem de óleo e gás obtidos do oceano na produção off-Shore. Todas essas embarcações e serviços prestados são rigorosamente administrados por profissionais competentes, através da melhor cadeia logística e infraestrutura de equipamentos.

Além de toda eficiência e eficácia imposta através de seus serviços a Petrobras tem como um de seus objetivos a responsabilidade ambiental e sustentável, visando conscientizar seus funcionários sobre o uso de energia sustentável, ou seja, atuando dentro da própria companhia criando conceitos e uma cultura de responsabilidade e visão no próximo.

Economicamente a empresa é estável e está investindo muito em tecnologia para a exploração do pré-sal, uma das maiores vantagens é que essa economia traz um enorme desenvolvimento para o país e sua população terá maior investimento em educação.

ABSTRACT

Petrobras is a company that operates in the field of exploration and extraction of gas and oil, being one of the five largest energy companies in the world and the largest company in Brazil, economically it is the second largest, second only to Ambev.

The company obtained 277 ships between them and charters, who daily perform the extraction, separation, refining and storage of oil and gas obtained from the ocean in the off-shore. All these vessels and services are strictly administered by competent professionals, through better supply chain and infrastructure equipment.

Besides all efficiency and effectiveness of their services imposed by Petrobras has as one of its objectives to environmental responsibility and sustainable in order make their employees aware about the use of sustainable energy, ie, working within the company's own concepts and creating a culture of responsibility and vision in the next.

Economically the company is stable and is investing heavily in technology for exploration of pre-salt, one of the biggest advantages is that it brings a huge economic development for the country and its population will have increased investment in education.

1.  DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

[pic 1]

Razão Social: Petróleo Brasileiro S/A

Nome Fantasia: Petrobras

CNPJ: 33.000.167/0001-01

Endereço da Matriz: Av. República do Chile, Rio de Janeiro

1.1 Denominação e forma de constituição.

Sociedade anônima de capital aberto, sob a denominação Petróleo Brasileiro S/A. com nome fantasia: Petrobras, sob o CNPJ: 33.000.167/0001-01 constituída no dia 12 de março de 1954, sediado em: Av. República do Chile, Rio de Janeiro, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. A Petrobrás é uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

A Petrobras totaliza 673.932 acionistas na bolsa de valores, o capital social da companhia é de R$ 205.379.728.979,46. O proprietário majoritário das ações ordinárias da Petrobras é a União Federal, com 50,2%.

É líder do setor petrolífero brasileiro, está presente em 28 países. É considerada a 5ª maior empresa de energia do mundo, totaliza atualmente a participação de aproximadamente 81.918 funcionários. É a marca mais lembrada na categoria combustível.

1.2 Natureza e Ramo de atuação

Como uma empresa integrada de energia, atua em diversos campos. Suas plataformas buscam petróleo nas profundezas do oceano. Com as refinarias, oferecem produtos variados que reúne praticidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente e ao consumidor. Presente em: bacias, plataformas, dutos, refinarias, terminais, termelétricas e usinas de biodiesel. Têm seus produtos comercializados e encontrados nas ruas, residências, transportes marítimos, aéreos, ferroviário, atuando também nas áreas agropecuária e industrial.

Os negócios da empresa são divididos em quatro áreas:

  • Exploração e Produção: São as atividades de exploração e desenvolvimento da produção de petróleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural no Brasil. Tem como objetivo atender as refinarias brasileiras e comercializar no mercado interno e mercado externo o excedente de petróleo, como também os derivados produzidos em plantas de processamento de gás natural.

  • Abastecimento: Engloba atividade de refino, logística, transporte e comercialização de derivados de petróleo, exportação de etanol e extração e processamento de xisto, conta também com as participações de empresas do setor petroquímico no Brasil.
  • Gás e energia: Conta com as atividades de comercialização e transporte do gás natural que pode ser produzido no país ou importado, e comercialização e transporte do gás natural liquefeito (GNL), de geração e comercialização de energia elétrica e as participações societárias em transportadoras e distribuidoras de gás natural e em termelétricas no país, conta também com a responsabilidade dos negócios com fertilizantes.
  • Internacional: Incluem as atividades de exploração e produção de petróleo, gás de abastecimento, gás e energia e de distribuição e comercialização realizadas fora do território brasileiro.

Dentre os setores que a Petrobras atua no segmento industrial, destacam-se: Metalúrgica, Siderúrgica, Mineração, Sucroalcooleiro, Têxtil, Papel e Celulose, Alimentos e Bebidas, Cimentos e Cerâmica, Química e Petroquímica. A Petrobras dispõe também de serviços que visam aperfeiçoar a operação dos clientes, tais como: serviços de abastecimento, Controle Total de Frotas (CTF), serviços ambientais, planos de lubrificação de equipamentos, softwares de lubrificação, filtragem de óleos hidráulicos, análises laboratoriais, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.9 Kb)   pdf (683.3 Kb)   docx (645 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com