TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama da inflação na década de 1980 e medidas tomadas por vários governos

Resenha: Panorama da inflação na década de 1980 e medidas tomadas por vários governos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

O panorama da inflação nos anos 80 e as medidas adotadas pelos diferentes governos

Há outro consenso, também no que se refere ao custo social, principalmente porque nos primeiros anos do Plano Real a valorização da moeda nacional (1 por 1 em relação ao dólar) foi mantida. Como explica Moraes “devido às sucessivas crises cambiais da década de 90, a âncora cambial tornou-se muito recessiva para a economia, pois a taxa de juros tinha que ser colocada muito para cima, com o objetivo de amortecer ou mitigar os choques especulativos”. Foi assim até que se passou ao regime de metas de inflação com o valor da moeda nacional um pouco mais baixo, o chamado câmbio flexível de 1999 a 2002. “A introdução do regime de metas de inflação no Brasil conseguiu deslocar da taxa de juros para a taxa de câmbio variável de ajuste da economia aos choques externos, tornando a adaptação da economia muito menos recessiva”, comenta o professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

No contexto atual, os riscos de voltarmos ao cenário inflacionário não estão tão distantes assim, “pela primeira vez na economia brasileira no pós-guerra, temos uma escassez genuína de mão de obra não qualificada”, diz Moraes. Com o excesso de demanda por trabalhadores qualificados, cresce o espaço para uma espiral salário-preço, resultando em pressão inflacionária. Isto reflete a realidade brasileira do crescimento acelerado sem a devida educação de base e técnica.

O panorama atual da economia brasileira é de pressão inflacionária alta. A realidade internacional, a alta do preço do petróleo, a falta de mão de obra qualificada e o volume de gastos do governo federal contribuem para o quadro observado. Em poucas palavras, sofremos com o risco da volta da inflação em nossa economia. Entretanto, pode-se ver luz no fim do túnel. As experiências anteriores conduziram para a combinação de uma política austera do governo, com uma equipe econômica altamente qualificada no Banco Central, que se espera que leve o país a superar o quadro inflacionário atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com