TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo

Tese: Parlamentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

História[editar | editar código-fonte]

Protestos em frente a um parlamento.

A palavra parlamento vem do francês parler que significa "falar" ou "discussar", parlamentos são inspirados no modelo de democracia da Grécia Antiga, contudo, as assembleias gregas não possuiam um local específico de encontro, esses locais específicos só vieram com a Roma Antiga.

Durante a idade média, existiam conselhos que eram mais utilizados como órgãos de auxílio dos monarcas. Na Islândia, no ano 930 surgiu o primeiro parlamento com participação popular, o Alþingi. No Reino Unido, em 1295 foi criado o parlamento britânico. Nele, ao longo do tempo, se desenvolveu o sistema Westminster, que conseguiu evoluir os parlamentos para serem focados em tomadas de decisões.

História em Portugal[editar | editar código-fonte]

Parlamento de Portugal.

Pode considerar-se as Cortes em Portugal como tendo sido as antecessoras de um verdadeiro parlamento. As primeiras Cortes realizadas em Portugal, acerca das quais existem documentos coevos, foram as Cortes de Coimbra, em 1211, em que participaram representantes da nobreza, do clero, e do povo. Entre muitas outras que ocorreram ao longo da História do país, as de 1385, outra vez em Coimbra, foram de vital importância para o futuro do Reino. Nestas, foi votada a escolha de El-rei D. João I, Mestre de Avis, para fundar nova dinastia. Outra figura histórica de vital importância nestas cortes foi João das Regras, notável pelos seus convincentes discursos a favor do novo Rei, cujo nome apenas foi revelado no fim. A tradição portuguesa não foi a de uma Monarquia electiva (o princípio da sucessão hereditária estava consolidado) mas elegeram-se ainda os Reis fundadores das Dinastias de Habsburgo, nas Cortes de 1580, e de Bragança, nas Cortes de 1641. Em Portugal não se elegiam os Reis, mas elegiam-se as Dinastias.

As cortes constituintes de 1821-1822 estabeleceram pela primeira vez em Portugal um regime democrático moderno tal como o conhecemos hoje.

História no Brasil[editar | editar código-fonte]

A Câmara Municipal de São Vicente é o parlamento mais antigo das Américas, fundado em 22 de janeiro de 1532. O primeiro parlamento a nível nacional do Brasil surgiu logo após a independência, com a Constituição de 1824. Ela previa um parlamento bicameral com uma Câmara dos Deputados e um Senado Federal, modelo esse que continua até os dias de hoje.

Sistemas[editar | editar código-fonte]

o Parlamento da Polónia utiliza o sistema ocidental europeu com o formato de hemicírculo.

O Parlamento do Canadá utiliza o sistema Westminster.

Existem dois sistema possíveis de parlamentos, o sistema Westminster e o sistema ocidental europeu.

Sistema Westminster - tem origem no Reino Unido, e é adotado principalmente por suas ex colônias, sua principal característica é o formato de confronto entre situação e oposição. O partido do primeiro-ministro tende a ser o partido majoritário do parlamento, por isso, muitas vezes a oposição pede a presença do gabinete no parlamento para contestar suas ações.

Sistema europeu ocidental - tem origem na Alemanha e na França e é o mais adotado pelos países do mundo, sua principal característica é o formato de consenso o formato da câmara geralmente é de um hemicírculo, esse sistema tem uma tendência a ser multipartidário, por ser consensual, o gabinete costuma atuar longe do parlamento.

Multicameralismo[editar | editar código-fonte]

Nações bicamerais.

Nações unicamerais.

Sem parlamento.

O Parlamento da África do Sul foi o último a adotar o tricameralismo.

Parlamentos podem possuir uma quantidade diferente de câmaras dependendo do país.

Unicameralismo[editar | editar código-fonte]

Parlamentos com apenas uma câmara legislativa são chamados de unicamerais, são mais comuns em países menores e em governos regionais.

Bicameralismo[editar | editar código-fonte]

Quando o parlamento é formado por duas assembleias separadas são chamados de bicamerais, por vezes chamadas Câmaras do Parlamento, que podem resultar de eleições ou nomeações separadas e podem ter poderes diferenciados e várias designações de acordo com a Constituição de cada país:

A Câmara Alta, Câmara Superior, Casa Superior ou Senado. No Reino Unido é oficialmente chamada de Câmara dos Lordes ou Casa dos Lordes.

a Câmara Baixa, Câmara Inferior, Casa Inferior, Câmara Federal. No Reino Unido é oficialmente chamada de Câmara dos Comuns ou Casa dos Comuns.

Tricameralismo[editar | editar código-fonte]

O tricameralismo é bem incomum, ele foi adotado em apenas alguns países e em alguns momentos da história, o último país a adotar o tricameralismo foi a África do Sul durante o apartheid, que aboliu em 1994.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Anexo:Lista de legislaturas por país

Parlamentarismo

Televisão legislativa

Processo legislativo

Tirania da maioria

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Parlamento

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço, relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Categoria: Parlamento

Menu de navegação

Criar contaEntrarArtigoDiscussãoLerEditarEditar código-fonteVer histórico

Pesquisar

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com