TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo

Resenha: Parlamentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  216 Visualizações

PARLAMENTARISMO

O poder é concentrado no parlamento, que é, de fato, o único poder, e ainda caso o governo executivo discorde do parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo.

Em um sistema governamental que tem como política adotada parlamentarismo a justiça não se opõe ao parlamento porque em um sistema parlamentarista puro, a Constituição não é rígida: se uma lei for considerada inconstitucional, o parlamento pode alterar a Constituição.

As funções parlamentares são exercidas pela sua plenitude por uma casa legislativa que se pode chamar, por exemplo, Câmara dos Deputados, Parlamento, Câmara dos Comuns (Reino Unido) ou Assembléia Nacional (França). Em geral os sistemas parlamentaristas puros são raros.

Em todos os governos que se passaram no Brasil o sistema parlamentarista sempre foram totalmente impuras, no passado foi implementado a Monarquia que utilizou um regime parlamentarista onde o Imperador dispunha do “Poder Moderador”, que lhe permitia até nomear primeiros-ministros que dispusessem do apoio da maioria parlamentar.

No sistema parlamentarista o poder do governo e o estado são separados o presidente não tem mais o poder do governo e estado, sendo assim na minha opinião eu não adotaria este sistema pois vejo que mesmo com grandes dificuldades que nosso sistema seja executado no Brasil, no momento nosso regime de governo presidencialismo é funcional, e para implantar o regime parlamentarismo levaria décadas e seria muito difícil os municípios adquirirem este regime com facilidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com