TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo Presincialismo

Ensaios: Parlamentarismo Presincialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

No sistema parlamentarista ou parlamentarismo não há separação nítida entre os poderes executivo e legislativo. é um sistema de governo no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar.

O sistema parlamentarista distingue entre os papéis de chefe de Estado e chefe de governo, ao contrário do presidencialismo, onde os dois papéis são exercidos pela mesma pessoa. No parlamentarismo, o chefe de Estado normalmente não detém poderes políticos de monta, desempenhando um papel principalmente cerimonial como símbolo da continuidade do Estado. Nas repúblicas parlamentaristas, o chefe de Estado é eleito pelo voto popular ou nomeado pelo parlamento, por prazo determinado (geralmente com o título de presidente da República); Nas monarquias parlamentaristas, o chefe de Estado é o monarca, geralmente um cargo hereditário. Já o chefe de governo, com o título de primeiro-ministro (ou, em alguns casos, presidente do governo ou chanceler), efetivamente conduz os negócios do governo, em coordenação com os demais ministros membros do gabinete.

Presidencialismo

• O presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

• O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente de república ocupa os cargos de chefe de Estado e de governo.

• O Chefe do poder executivo é o chefe máximo do Estado.

• Como chefe de Estado é ele quem escolhe os chefes dos ministérios.

• O presidente é leito pelo povo, o qual, direta ou indiretamente tem um mandato com tempo delimitado.

O congresso é formado por uma ou duas Câmaras, não tendo o caráter de Parlamento, já que o Executivo não está ligado a ele.

De acordo com o texto apresentado é possível observar que os dois lados tem seus prós e contras visto que no parlamentarismo as atitudes são tomadas em grupos diferentes do presidencialismo que é quem foi eleito decide o que será feito, mas também no presidencialismo tem o lado que só se exerce a função por um determinado período e depois haverá uma nova eleição para eleger o substituto caso o atual não seja do agrado da população sendo substituído acredito que o presidencialismo é a melhor forma de governo hoje em dia, porque mesmo que ele seja a onipotência do país tomando as atitudes e decisões mais importantes de governo, caso ele não corresponda as expectativas da população pode ser deposto através de um golpe de estado Tem este nome de golpe porque se caracteriza por uma ruptura institucional repentina, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado (poder político institucionalizado) a pessoas que não haviam sido legalmente designadas (fosse por eleição, hereditariedade ou outro processo de transição legalista). O fato de no presidencialismo a população eleger quem ele deseja que esteja no comando é um dos maiores fatores que acredito ser o ponto positivo, pois no parlamentarismo é passado por hereditariedade o que pode acontecer de ter alguém que a população não queira como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com