TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Rea

Monografias: Plano Rea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  3.579 Palavras (15 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 15

3 A POLÍTICA MONETÁRIA DO PERÍODO E OS RESULTADO DO PLANO REAL

3.1 A POLÍTICA MONETÁRIA ADOTADA DURANTE O PLANO REAL

A política monetária durante o processo de implantação e depois, durante a fase de estabilização da economia pode ser dividida em duas fases, a primeira com relação à rápida e acelerada remonetização da economia e pressões de demanda e a segunda, baseada em uma forte política de retração de crédito.

Como destaca Carvalho (1996, p. 44), a remonetização rápida e intensa da economia é inevitável quando se estabilizam os preços após um período de inflação muito alta. Isto se dá, pois quando os preços são altos, a demanda por moeda tende a cair abruptamente e, quando há uma estabilização e recupera-se a confiança, a tendência é de rápida e forte recuperação de demanda pela moeda.

Ainda conforme Carvalho (1996, p. 45-47), este processo não se trata efetivamente do problema, pois, por ele, pode-se perceber que a confiança do público na estabilização existe e, permite ao governo, retomar a emissão de moeda em vez de elevar a dívida pública ou utilizar dinheiro de capital estrangeiro. Contudo, o problema é se essa retomada pela demanda de moeda induz a um excesso de demanda por bens e serviços, o que gera pressões inflacionárias e movimentos especulativos.

Para controlar isso, conforme Carvalho (1996, p. 48), haviam dois candidatos a controlar esse efeito. O primeiro, como se espera, era a taxa de juros. Porém, há um obstáculo na definição da taxa, que deveria definir um nível suficiente de juro nominal para viabilizar o efeito esperado pois o risco de errar por excesso poderia causar um efeito recessivo na economia ou até mesmo deflacionário. O outro instrumento tratava-se do controle da expansão do crédito, impondo aos bancos alíquotas maiores de depósitos compulsórios conforme evoluíssem os depósitos a vista. Contudo, uma restrição muito grande poderia acarretar problemas aos bancos, reduzindo seus ganhos e consequentemente repassando os custos aos clientes. Ambos foram vistos em planos anteriores ao Real.

Por isso, como mostra Carvalho (1996, p. 54), conter o intenso ritmo de monetização era o grande objetivo da primeira fase do Plano Real. Para isso,

Os instrumentos utilizados tanto foram o controle da expansão do crédito e os juros altos, e o ponto de apoio básico residiu na sólida posição cambial, fortemente questionada no início de 1995 pelos reflexos da crise mexicana, mas logo recomposto em maio-junho, com a volta dos capitais externos. (CARVALHO, 1995, p. 54)

Comparando o então plano de FHC a seus precedentes, como mostra Carvalho (1995, p. 55), a grande vantagem deste era um quadro externo muito favorável. Nesse contexto, a estratégia de possibilitar a estabilização nas possibilidades abertas pelo setor externo foi muito importante, pois conseguiu sustentar a inflação em níveis baixos com queda do desemprego e crescimento econômico. Como o autor cita, parte da sustentação do Plano Real se deu na âncora cambial, que permitiu a travessia nos primeiros meses, época em que a demanda poderia ter trazido a inflação de volta.

Nesse contexto, ainda segundo Carvalho (1995, p. 55-56), o aumento das importação era visto como essencial para coibir a elevação dos preços domésticos, além de contribuir positivamente para a modernização da economia e a elevação da produtividade sistêmica, que eram “elementos básicos do novo modelo de desenvolvimento pretendido”. (CARVALHO, 1995, p. 56)

Como mostra Carvalho (1996, p. 56), a reação das importações foi rápida, tanto que após diversos anos de superávits na balança comercial, foram registrados déficits no segundo semestre de 1994, com o ritmo de atividade atingindo taxas mensais anualizadas de 10%, sendo este pico o desdobramento previsível do crescimento da demanda que se seguiu à queda da inflação. Contudo, o que não se esperava era a crise mexicana, que reduziu em 25% as reservas internacionais.

Para conter esse avanço, ainda segundo Carvalho (1996, p. 57), a equipe econômica do plano elevou rapidamente suas taxas de juros, a fim de atrair capital externo e frear o ritmo de atividade doméstico, por meio de um grande pacote de restrição ao crédito. Com isso, viu-se taxas de crescimento negativas do Produto Interno Bruto (PIB) e uma forte crise bancária, culminada pela elevação da inadimplência.

Contudo, conforme evidenciado por Carvalho (1996, p. 57), em maio o volume de reservas cambiais voltou a crescer e o BC apenas enfrentou um movimento especulativo forte, pois:

A posição externa era sólida o bastante para desestimular movimentações este tipo e, apesar do clima de incerteza que acompanhou as dificuldades do México e da Argentina nos primeiros meses do ano, parcela crescente dos agentes econômicos acreditava que seria possível recuperar o fluxo voluntário de recursos externos para o Brasil em alguns meses, o que acabou se consolidando. (CARVALHO, 1996, p. 57)

Com isso, como mostra Carvalho (1996, p. 57), a política monetária do Plano Real concentrou-se na administração dos juros e no controle da expansão do crédito, “deixando a moeda como variável dependente”. (CARVALHO, 1996, p. 57)

Conforme demonstrado por Carvalho (1996, p. 57-60), as metas anunciadas no começo do programa visavam criar condições para a estabilização econômica. Contudo, muito rapidamente essas metas foram esquecidas, o que não despertou muito interesse da população, pois, após anos de inflação alta e intenso processo de substituição de moeda, era difícil definir uma estimativa da demanda pela moeda convencional na economia brasileira. Além disso,os altos recolhimentos compulsórios e os juros altos prejudicavam as previsões quanto as evoluções dos agregados monetários, sendo que tal efeito pode ser dividido em quatro fases.

Segundo Carvalho (1996, p. 61), a primeira delas, foi a cobertura do forte aumento de demanda por moeda com resgates de títulos públicos, fazendo com que a remonetização praticamente se concluísse, em dezembro de 1994. A segunda fase, que começara logo após o término da primeira, foi o período crítico para a questão cambial, pois a perda de reservas contribuiu para a redução da base monetária em montante superior ao desejado. Com isso, ficava claro que o ciclo de remonetização havia acabado.

Ainda segundo Carvalho (1996, p. 62), a terceira etapa foi a reversão da perda de reservas internacionais, ainda de forma indefinida, mas acontecendo. Neste momento, o Tesouro mostrava resultados contracionistas, deixando espaço para resgates de títulos públicos. Por fim, na quarta fase, correspondente ao segundo semestre de 1995, ocorreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com