TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos Econômicos

Artigos Científicos: Planos Econômicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO - UAD

ELAINE FIRMINO COSTA

FRANCISCO DANILO RIBEIROVALÊNCIO

FRANCISCO VIEIRA DE SOUSA NETO

GABRIELE ALMEIDA DA SILVEIRA

THAYNANDA MIRELLA SENA SILVA

WALESKA DAYSE MASCARENHA DA NÓBREGA

PLANOS ECONÔMICOS

SOUSA/PB

2014

ELAINE FIRMINO COSTA

FRANCISCO DANILO VALÊNCIO

FRANCISCO VIEIRA DE SOUSA NETO

GABRIELE ALMEIDA DA SILVEIRA

THAYNANDA MIRELLA SENA SILVA

WALESKA DAYSE MASCARENHA DA NÓBREGA

PLANOS ECONÔMICOS

Trabalho apresentado à Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, como requisito parcial para a avaliação da disciplina Economia Política, elaborado sob a orientação do Prof.Paulo Abrantes.

SOUSA/PB

2014

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 04

2 PLANEJAMENTOS ECONÔMICOS DO BRASIL 05

2.1 ANOS 30 E 40 05

2.2 ANOS 50 E 60, O PLANOS DE METAS DO GOVERNO JK... 05

2.2.1 O PLANO DE METAS E SUAS CARACTERÍSTICAS... 06

2.2.2. SUCESSOS E INSUCESSOS DO PALNO DE METAS.. 07

2.3 ANOS 70... 07

2.4 ANOS 80 E 90 08

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

1 CONSIDERAÇÕES INICIAS

Em meio às diversas crises no qual um país pode estar sujeito surgem os planos econômicos, que são medidas, meios, ou melhor, tentativas de administrar ou moldar a economia de um país através de premissas conjunturais de curto prazo (MEIRA, 2012).

Uma análise histórica da história do Brasil permite perceber que por quatro séculos seguidos a economia brasileira esteve voltada praticamente para os interesses da metrópole, configurando, dessa forma, como uma colônia de exploração econômica, baseada na produção e fornecimento de insumos agrícolas.

Uma tardia independência do Brasil em relação a Portugal e uma economia assentada praticamente na agricultura fizeram com que a economia brasileira torna-se vulnerável às diversas crises internacionais, ocasionando uma grande instabilidade interna.

É nesse contexto que o presente trabalho visa de maneira suscita abordar a respeito dos planos econômicos já desenvolvidos em nosso país para permitir uma situação mais estável em nossa economia.

2 PLANEJAMENTOS ECONÔMICOS DO BRASIL

Em menos de nove décadas o Brasil já passou por diversos planos econômicos, um total de quinze, marcados por fracassos, sucessos de maneira parcial e uma péssima herança marcada pela constante inflação e pela dívida externa (SETTI).

2.1 ANOS 30 E 40

Os resultados da primeira guerra mundial, associado à crise global de 1929 tiveram um grande impacto sobre a economia nacional brasileira, reduzindo, assim, as suas exportações e sua capacidade de importar. Inicia-se de maneira bem tímida, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, a política de industrialização como medida para substituir as importações e acelerar a economia interna do país.

A partir dos anos 40 por meio de Vargas acentuou-se o intervencionismo do Estado na economia através de dois planos:

• Plano Quinquenal de Obras e Reaparelhamento da Defesa Nacional, que teve início entre 1939 e 1940; e o

• Plano de Obras e Equipamentos, que teve início em 1943, sendo voltado para a formação de uma indústria de base. Este plano visava ter uma duração de cinco anos, mas foi interrompido em 1946 devido ao fim do governo de Getúlio.

Para ajudar a fornecer investimentos para ambos os planos foi criada e 1946 a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), inaugurada no início do governo de Gaspar Dutra.

2.2 ANOS 50 e 60

O Brasil dos anos 50 e 60 tinha sua economia baseada principalmente no cultivo de bens primários; um mercado interno pouco desenvolvido, e o seu principal produto, o café, perdia valor no mercado externo. Diante do estrangulamento da economia brasileira, ainda no governo Vargas, pouco antes do governo JK, a CEPAL (Comissão Econômica para a America Latina) realizou estudos para diagnosticar quais as causas do subdesenvolvimento de alguns países. Foi a partir desse diagnóstico que surge o PLANO DE METAS, esboçado por uma equipe do BNDE, onde este visava mudar o eixo da economia do país e investir na produção de bens duráveis.

2.2.1 O PLANO DE METAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

• O Plano de Metas tinha como principal característica a implementação de metas harmônicas, ou seja, os investimentos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com