TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polanyi - A Grande Transformação

Por:   •  12/6/2021  •  Resenha  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Matheus Roge                                                                                     Matrícula 31810991

Atividade 03

        A ordem liberal segundo Polanyi foi feita através do Estado moderno, que era necessário para empurrar mudanças na estrutura social e da natureza humana que permitiram uma economia capitalista competitiva. As principais mudanças ocorridas foram: os fatores de produção, a terra e o trabalho passaria a ser vendida no mercado a preços de mercado determinado, em vez de atribuir de acordo com a tradição, redistribuição ou reciprocidade. 

        Para Polanyi os três pilares da ordem liberam foram: o mercado de trabalho competitivo, padrão-ouro automático e comércio internacional livre que formavam um todo, porem o principal o “laissez-faire liberal” foi totalmente planejado, enquanto que o protecionismo social era uma resposta ao capitalismo injusto. Ele argumenta que a construção de um mercado de "auto regulação" exige a separação da sociedade em esferas econômicas e políticas.

        Enfim Polanyi argumenta que “uma vez que o livre mercado tenta separar-se do tecido da sociedade, o protecionismo social é a resposta natural da sociedade, o que ele chama de duplo movimento".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.2 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (6.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com