TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Publica

Pesquisas Acadêmicas: Politica Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PUBLICA

Aluno: Miguel Rodolfo Coelho de Sá

Março de 2014

POLITICA PUBLICA

É a política e a administração que designa certo tipo de orientação para tomada de decisão em assuntos públicos, políticos, e coletivos, onde abrange as áreas como, por exemplo: A saúde, segurança, saneamento, e moradia.

O Estado brasileiro é tradicionalmente centralizador. A pouca ênfase no bem-estar, ou seja, a tradição de assumir muito mais o objetivo do crescimento econômico e muito menos o objetivo de proteção social ao conjunto da sociedade, onde faz com que o estado adquirisse uma postura de fazedor e não de regulador.

Nós não temos tradução de Estado regulador, mas de Estado fazedor, protetor. Não temos tradição de Estado que regule e negocie com a sociedade e os espaços políticos, o que só hoje estamos aprendendo a fazer.

O Estado regulador requer o dialogo entre governo e sociedade civil, e nós não temos essa tradição. O Estado centralizador, em muitos momentos da nossa vida recente se junta ao autoritário. Tivemos uma longa ditadura no período Vargas e, depois, uma longa ditadura nos governos militares depois de 1964. Então, o viés autoritário é muito forte nas políticas do país.

Dado seu caráter autoritário, o Estado não precisava se legitimar perante a grande parcela da sociedade, ficando refém dos lobbies dos poderosos nos gabinetes, já que se concentra na união. E as grandes lideranças nos períodos das ditaduras nem pressão poderiam fazer.

Algumas estavam exiladas, outras foram mortas. Assim, a tradição, o ranço da vertente predominantemente compensatório, porque o foco era a política econômica, já que a política industrial era hegemônica, porque o projeto central era a industrialização.

E o que herdamos dessa história brasileira, foi um país que consegue ser a oitava economia do mundo, em poucos anos, e que tem, ao mesmo tempo, a maior fratura social dentre os países de perfil semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com