TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Ensaios: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DA SOCIEDADE

A sociedade brasileira enfrenta muitos problemas, estes relacionados à alimentação, educação, saúde, saneamento, habitação e infraestrutura.

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros, como por exemplo:

Desemprego.

A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. À falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados.

Violência e Criminalidade

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

Educação

A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado da má qualidade dos investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

Desigualdade social

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. Uma das causas é a gratuidade indiscriminada da educação superior, o que favorece os que podem pagar que colocam seus filhos em boas escolas privadas no ensino fundamental e médio e competem de forma desigual com os pobres.

No documentário podemos perceber uma diferença social, tanto financeira, quanto cultural nas escolas abordadas, e a relação do jovem com a escola que é marcada pela desigualdade social e a multiplicação da violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com