TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Trabalho Escolar: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 5

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

Ex. Cooperação: No atendimento com crianças Especiais os profissionais da Saúde que presta cuidados ao usuário do SUS. No momento da avaliação da Fonoterapia, ao realizar a anamnese, o Fonoaudiólogo pode observar alguma alteração na física ou emocional do paciente, e o encaminhar para a conduta e avaliação com a fisioterapeuta ou psicólogo.

Justificativa: No serviço de saúde existe a cooperação entre os profissionais de diversas áreas de saúde, uma vez que cada um atende a uma necessidade específica do usuário e identifica alguma alteração que não é de sua área de formação, encaminha o mesmo para o outro profissional facilitando assim a melhora do paciente.

Ex. Competição: esta no dia a dia de cada profissional da saúde uma vez que a cada ano que passa aumentos novos profissionais formados. Desta forma tanto os mais antigos como os mais novos tem que estar sempre bem atualizados para poder fazer um bom atendimento, sendo assim uma competição sadia (é claro entre os mesmo) com o objetivo maior da melhora do paciente, assim os pacientes tem como selecionar os profissionais mais bem preparado para lhe atender.

Justificativa: A competição é fundamental para uma excelente recuperação ao paciente, pois os faz com o que os profissionais da saúde sempre estejam realizando cursos e capacitações.

Ex. Conflito: Podemos citar o código de ética do profissional da saúde, pois seus conselhos falam que para atender qual quer paciente, você tem que trabalhar em local climatizado, limpo, com boa estrutura física e etc. Entretanto se todos os profissionais forem seguir no pé da letra, não haverá mais atendimento no SUS, e para não comprometer os usuários os profissionais atende da melhor forma possível onde na maioria das vezes descumprem o seu código de ética assumindo assim os riscos, e podendo até mesmo ser penalizados futuramente pelos seus conselhos.

Justificativa: A intenção de criação de leis é normatizar o funcionamento e melhorando assim os atendimentos, no entanto, a própria lei pode causar algum tipo de conflito, quando a mesma não condiz com a realidade de vários municípios do Brasil.

2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

Não, pois as políticas públicas são ações do Estado que tem o “poder extroverso” (sendo o poder extroverso definido como o poder que o Estado tem de constituir, unilateralmente, obrigações para terceiros), enquanto estas ações dos Bancos Itaú e Bradesco apesar de atingirem a coletividade é uma ação privada de interesse público, porém não podem ser consideradas políticas públicas, uma vez que nestas atividades socioambientais, não estão inclusas medidas governamentais.

3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

O papel da análise de Política é encontrar problemas onde soluções podem ser tentadas, ou seja, o analista deve ser capaz de redefinir problemas de uma forma que torne possível alguma melhoria.

Esta definição deixa claro que as políticas públicas surgem da demanda de problemas encontrados na sociedade e que após um estudo minucioso e das diversas influências no meio social é que serão aplicadas as mais eficientes ações para solucionar os problemas sociais.

4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

Withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio é os atos geralmente direcionados para o sistema políticos ou direcionados para a classe governante.

O exemplo de withinput de demanda é a “Vacinação contra a Gripe”, porque decorrem de várias decisões políticas e de varias atuações gestoras, pois a gripe é um dos principais problemas de saúde pública, e quando não tratada, pode ocasionar complicações, como a pneumonia, principalmente em idosos. Já o exemplo withinput de apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com