TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Trabalho Universitário: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO DISTRITO FEDERAL – EMATER-DF

A avaliação que segue foi baseada em estudos feitos na internet, através de sites do Governo Brasileiro. A Política Pública selecionada foi a gestão dos recursos agrários do DF.

A EMATER-DF é uma organização da estrutura da Administração Pública do Poder Executivo do Distrito Federal, criada pelo decreto n: 4.140 de 07 de Abril de 1978, e é classificada como empresa pública.

A mesma é definida pela Lei n: 6.500 de 07 de Dezembro de 1977 e ratificada através do decreto n: 32.716 de 01 de Janeiro de 2011, o qual dispõe sobre a estrutura administrativa do DF.

Algumas das principais legislações da empresa e seus objetivos e diretrizes são: A EMATER-DF é uma empresa pública, individual, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio, autonomia jurídica, administrativa e financeira, integrante da administração direta do DF. Tem sede e foro em Brasília-DF e jurisdição em todo Distrito Federal. Poderá , mediante convênio com as secretarias de agricultura dos Estados de Minas Gerais e Goiás, a desenvolver programas de assistência técnica e extensão rural nesses estados.

Um dos objetivos da EMATER-DF é colaborar com os órgãos competentes do governo do DF , na formulação e execução das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural, também planeja e executa programas, visando o aumento da produção, da produtividade, da renda líquida, e as melhorias nas condições no meio rural.

A importância das realizações da EMATER-DF são os programas temáticos, a citar: Agricultura e Desenvolvimento Rural, que tem por objetivo promover a agricultura e o desenvolvimento rural sustentáveis, proporcionando o aumento da cadeia produtiva, melhorias para o setor agropecuário, através da assistência técnica e extensão rural e ações de defesa e inspeção sanitária agropecuária, garantia do abastecimento de alimentos agropecuários a fim de gerar rendas, oportunidades e segurança alimentar e nutricional da população do Distrito Federal e entorno.

A execução orçamentária e financeira dispõe de recursos para agroecologia e agricultura orgânica (com dotação inicial em valores bem altos), investimentos para gestão e empreendimentos rurais, capacitação de pessoas, inovação tecnológica, e agropecuária, desenvolvimento da gestão ambiental, implementação de políticas públicas de compras institucionais; dentre outros.

Os recursos também foram empregados em experimentação , dias de campo, oficinas, cursos, reuniões, semanas tecnológicas, feiras e palestras; foram também feitas diversas parcerias com instituições públicas e privadas, atendendo as exigências da Lei.

Os resultados gerados para a sociedade civil, foram alguns dos seguintes serviços prestados no ano de 2012:

5.382 empreendedores familiares assistidos, os quais receberam 59.182 atendimentos com repetição. ( entende-se por atendimento com repetição, aqueles que possuem acompanhamento por determinado período de tempo ).

4.321 empreendedores patronais assistidos, que receberam 22.158 atendimentos com repetição.

1.606 trabalhadores rurais assistidos, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com