TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Trabalho Universitário: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  2.029 Visualizações

Página 1 de 3

1. Diferencie análise política de análise de políticas públicas.

Análise política se aplica a um conjunto mais amplo de fenômenos políticos (eleições, partidos, instituições políticas, correlações de forças entre grupos, etc..)

Análise de políticas públicas focaliza especialmente aquelas atividades práticas (oriunda ou não de governos) voltadas ao espaço público.

2. Quais são os modelos teóricos que influencia a análise de políticas públicas.

O modelo institucional; o modelo da teoria dos grupos; o modelo de elites; o modelo de processos; o modelo racional; o modelo incremental; o modelo de teoria dos jogos; o modelo da escolha pública; e o modelo sistêmico.

3. Apresente características resumidas de cada modelo de análise.

O modelo institucional - o Estado é visto como o principal formulador de PP’s e que suas estruturas institucionais interferem nas políticas;

O modelo da teoria do grupo - a interação entre os grupos é o fator central nas políticas;

O modelo elitista - nunca há substituição das políticas, apenas incremento delas como resultado das preferências e valores das elites governamentais;

O modelo de Processos – visa identificar como tais processos se dão a partir do comportamento dos atores políticos (eleitores, juízes,burocratas etc..)

O modelo racional – trata-se de um modelo prescritivo, na medida em que assume que os resultados serão bons se o processo planejado for seguido.

O modelo da política racional - a política como cumprimento eficiente de metas, isto é, se a razão entre os valores alcançados e os recursos despendidos for maior que zero, então, a política é racional;

O modelo incremental - vê a política apenas como continuidade das atividades governamentais passadas, não quer lidar com o imprevisível, apenas com o politicamente conveniente;

O modelo da teoria dos jogos - a política é colocada como uma série de possibilidades a serem escolhidas, e que se desenvolve a partir destas escolha

O modelo sistêmico - a política é definida pelas respostas do sistema político, ou outputs, às provocações do ambiente, ou inputs.

4. Explique o que é a Nova gestão pública.

Alguns autores acreditam ser a fusão dos preceitos da gestão privada – eficiência, produtividade, qualidade – com os valores mais tradicionais da administração pública – democracia, transparência, equidade e probidade. Para outros não passa de uma cesta de compras, na qual se colocou um sortimento variado de conceitos, procedentes de diversas disciplinas (administração, teoria das organizações) sem fundamentação teórica muito consistente.

5. Como se forma uma agenda de política pública?

A formação da agenda é um serviço de construção e difusão de argumentos para sensibilizar os diversos atores quanto à relevância e urgência de um problema público ou de uma alternativa de política pública. Tal processo envolve a emergência, o reconhecimento e a definição das questões que serão tratadas e como consequência, quais serão deixados de lado.

6. Explique a importância da inação ma definição de políticas públicas, segundo DYE.

Ele cita a relevância do poder de determinados grupos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com