TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Tese: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO

Nos últimos anos, com o processo de globalização e o avanço das tecnologias, as manifestações em massa ganharam uma dimensão em caráter mundial. Com o uso da internet em questão de minutos os protestos atingem números absurdos. O começo das manifestações populares no País, desde junho de 2013, surpreendeu as chefias da União, estados e municípios. De um manifesto contrário ao acréscimo da passagem de ônibus, a população englobou temas pouco discutidos. Em que contexto surgiu os questionamentos por parte da sociedade? São vários, mas alguns desses motivos impactam diretamente na vida das pessoas.

O panorama econômico internacional divulga que nossas dificuldades internas não são provocadas por elementos externos; o contexto interno apresenta crescimento da inflação, pequeno desenvolvimento da economia, sem estimativas de melhoria no curto e médio prazo, desvalorização de poder aquisitivo frente a reajustes automáticos de serviços públicos privatizados (pedágio, transporte coletivo, telefonia, água, luz elétrica) e os serviços que são prestados ao povo sem padrão de qualidade; para a Copa de 2014, foi gastos muito dinheiros na construção dos estádios particulares sem as prestações de contas devidas. Enquanto isso a população padece com a falta de hospitais e escolas públicas.

Existe também uma incerteza quanto ao julgamento dos acusados no processo do mensalão e isso de certa forma contribui para o aumento da corrupção, pois a impunidade garante formas de os políticos corrompidos se livrarem da condenação. A PEC 37, já extinta, pretendia que o Ministério Público não possuísse mais o poder de averiguação (contra os desvios de verbas, corrupção, superfaturamentos de obras públicas etc.), o que deixa a população intrigada sobre o fato de quem se beneficiaria com a exclusão do MP das investigações.

Com essas manifestações a população brasileira quer mostrar sua indignação com a cobrança de impostos altos que não retornam em forma de benefícios á sociedade, o que se entende com esses protestos que o povo não é contra a copa do mundo no Brasil, porém foi uma forma de apresentar as reais necessidades do povo, visto que a imprensa do mundo todo está de olho no Brasil nesse momento.

A presidente da República se apresentou para a nação em rede nacional de rádio e TV, tentando dar explicações mediante as reivindicações da população. Um ato louvável, mas de fato o que a sociedade discute e anseia, já não deveria ser de conhecimento de todas as autoridades competentes? O ideal é cada poder assuma suas responsabilidades de fato, cortando suas próprias regalias e trabalhando em prol do bem estar da sociedade. Atualmente, os político que tiveram seus mandatos cassados acabam voltando a seus cargos, os condenados pelo Supremo não está na prisão e à população resta somente o papel de pagar tributos altíssimos.

Nem sempre é praticada a justiça social no nosso País, uma dos exemplos é a desigualdade social. No entanto, o Brasil precisa de uma mudança profunda. E isso precisa começar pelo poder político, que é a reforma mais urgente de que a nação precisa. O que é necessário para mudar essa realidade não são somente medidas pontuais para baixar o valor da passagem, mas medidas profundas, estruturais, de curto, médio e longo prazo.

Conseqüentemente para mudar esse cenário todos os envolvidos, sejam eles os manifestantes ou as respectivas autoridades competentes, devem assumir o seu papel para o necessário, bom e consciente desenrolar dos acontecimentos dentro da estrita observância do contido na legislação em vigor. Neste sentido, desde 05 de outubro de 1988 o Brasil possui sua atual Constituição Federal, que relata o comprometimento de nosso País - Estado Democrático em assegurar inúmeros direitos, bem como, a solução pacífica das questões requeridas pela população.

Em meio aos direitos assegurados pela Constituição Federal, encontra-se o direito à liberdade de expressão, o qual, além de ser um direito reconhecido como primordial, também serve de base e sustentação para qualquer país visto e reconhecido como democrático. Já a solução pacífica das controvérsias existentes de igual modo trata-se também de um elemento fundamental e obrigatório em países que são fundamentados na democracia.

No Passado, os políticos lutavam pelos direitos do seu povo e representavam junto com a comunidade os anseios de todos. Hoje, infelizmente a sensação que se tem é que a sociedade se sente sozinha em busca de suas necessidades e projeções. Fazem protesto em frente órgãos públicos, saem em passeata nas ruas, aderem a greves coletivas e etc., Tudo isso pra chamar a atenção de seus representantes políticos e até mesmo da mídia que uma ferramenta poderosa na luta pra fazer valer os direitos de cidadão.

Às vezes de uma forma equivocada, a população quer usar a própria força ou fazer justiça com as próprias mãos, depredam o patrimônio publico ou privado, incendeiam ônibus, entra em confronto com a polícia, ocasionando ferimentos e mortes nos envolvidos. Terminantemente essas atitudes não são democráticas, não se deve incitar a violência e outros atos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com