TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polonia - Crise

Resenha: Polonia - Crise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Os slogans e formas organizacionais que surgiram durante essa luta mostrou que grandes secções dos trabalhadores estavam à procura de formas para derrubar a burocracia estalinista e estabelecer uma verdadeira democracia dos trabalhadores.

Isto foi manifesto nas pinturas murais nas paredes em Gdansk: “Socialismo sim! Mas, sem distorções!” Como um subproduto da luta nasceu o sindicato independente Solidariedade (Solidarnosc). No entanto, apenas nove anos mais tarde, o Solidariedade formou governo e iniciou uma série “reformas aceleradas” no mercado que restaurou o capitalismo.

Como poderia um movimento deste tipo ter-se se tornado um agente da restauração capitalista? Estariam as raízes da degeneração do Solidariedade presentes desde o início?

Para entender completamente o processo de revolução e contra-revolução na Polónia e outros países do antigo Bloco de Leste em 1980, é necessário ter em conta as origens destes regimes.

Na Rússia, em 1917, houve uma viragem revolucionária das massas que só mais tarde sofreu uma degeneração burocrática devido ao atraso económico e cultural do país e seu isolamento após o fracasso da revolução mundial. Os regimes estalinistas na Europa Central e Oriental, no entanto, surgiram em países que tinham sido libertados no final da segunda guerra mundial pelo Exército Vermelho e que, em seguida, manteve presença nos seus territórios. Os partidos comunistas locais formaram governos de coligação com as sobras dos partidos burgueses. No entanto, os órgãos repressivos do Estado estavam firmemente nas mãos dos estalinistas. Dentro de pouco tempo liquidaram os últimos vestígios do capitalismo e do latifúndio, com o apoio popular das massas. Em alguns países, em especial a Checoslováquia, estas medidas foram apoiados por manifestações em massa de centenas de milhares de trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com