TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política externa no brasil

Por:   •  7/6/2017  •  Dissertação  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

O que é para ser feito? política externa como um local para a ação política

A ideia da política externa precisa ser liberado - a partir do beco sem saida que foi desviado no estudo acadêmico de Relações Internacionais (RI), e para a fatal suposição de muitos cidadãos que é um assunto oculto, condenado a ser o de preservar políticos espertos e arrogantes, funcionários irresponsáveis. No entanto, a referência no meu título para famosa pergunta de Lenin de 1902, não implica uma chamada às armas, vendo política externa como necessidade da faísca de convicções justas, e muito menos a força motriz de uma elite vanguardista. Pelo contrário, é uma consulta aberta sobre um dos dilemas-chave dos últimos cem anos, ainda não resolvidos: como prosseguir a política internacional responsável ao fazer justiça à processos de democracia de massa. A premissa é que a política externa não está fora das politicas normais, que alguns tipos de ação política podem ser exercidas de forma eficaz através dela, e outras nem tanto, e que longe de ser irrelevante, nas condições atuais, como argumentam alguns - ou mais muitas vezes simplesmente assumir - a política externa é uma das atividades mais importantes que uma forma de governo, particularmente uma política democrática, se envolve.

O Contexto

A política externa tem sido objeto de reflexão enquanto diplomacia - que é para mais de dois mil anos, de Tucídides através de Maquiavel a Grotius. O termo "política externa" entrou em uso crescente a partir do século XVIII, com o primeiro Ministro de relações exteriores. Para os duzentos e cinquenta anos a partir de cerca de 1700 a 1950 foi objeto de acrescentar alguns comentários, alguma técnica, sobre as qualidades do especialista diplomata, e alguns políticos, sobre os fins que a política externa devia servir. O primeiro foi evidente nos escritos de François de Callières e Harold Nicolson, o último nos de Richard Cobden e Jean Jaurès. Para ambas as correntes de pensamento, pelo menos,ficou evidente que política externa foi de considerável importância para a sobrevivência e prosperidade de um país. Erros foram talvez mais propensos a levar ao desastre do que o sucesso foi o paraiso, mas poucos duvidavam que a política externa era um negócio sério - muito sério, na maioria dos pontos de vista, arriscaram que caísse em mãos inexperientes. Esta foi também a visão predominante - de fato, dificilmente poderia ter sido de outra forma, dado os acontecimentos de 1933-1945 -, nos primeiros anos do pós-guerra e da Guerra Fria. Com armas nucleares e o surgimento de superpotências, a política externa parecia tanto uma restrição liberal sobre concorrência dos militares e a expressão dessa rivalidade, de acordo com seu ponto de vista. Certamente

não parecia irrelevante. Foi por isso que a indústria florescente da ciência social americana

logo veio a voltar sua atenção para a política externa, na esperança de submetê-la a analise cientifica e, portanto, aumentando as chances de política racional ser baseada e bem fundamentada no conhecimento. A partir de 1954, quando Richard Snyder e seus colegas produziram os primeiros estudos formais  da 'tomada de decisão na política externa, até final de 1970 e a ascensão de "Economia política internacional" (IPE) perspectivas, objeto de análise de política externa foi um dos mais inovadores e produtivos das  áreas das RI’s acadêmicas.

Livros importantes, como de Joseph Frankel  The Making of Foreign Policy, Irving Janis de Vítimas de Groupthink, Percepção de Robert Jervis e Erro de Percepção em International Política, e, especialmente, 1971 Essence clássico de Graham Allison da Decisão, desnudaram o papel de fatores burocráticos e psicológicos na formação de políticas externas, e também a importância do ambiente político interno às decisões que tinha sido previamente discutidas em grande parte em termos da lógica do sistema internacional.  Todas as ondas em atividade intelectual passam e são substituídas. É perfeitamente natural que a sensação de excitação intelectual sobre FPA deveria ter dissipado e que outros domínios deveria ter vindo à tona - como tem acontecido em RI ao longo dos últimos vinte e cinco anos variadamente com IPE, epistemologia, teoria política, o construtivismo, o pós-modernismo e globalização. Todas essas ondas fizeram suas próprias contribuições. O que não é aceitável, no entanto, é tirar o bebe fora da água do banho, o que aconteceu não só com FPA, mas com a própria noção de política externa.  No entanto, isso não é mera casualidade. Três formas graves de raciocínio, duas sobre a natureza mutável do mundo, e uma sobre os problemas internos da FPA, levaram a um declínio no interesse em problemas de política externa no estudo acadêmico das relações internacionais, que tem mostrado só recentemente sinais de inversão. A consequência foi a remoção de cursos sobre a política externa dos currículos universitarios, ou o seu rebaixamento a meras "opções" e as manobras de fora de estudantes de pesquisa em estudos de país e de área, eles próprios também menosprezado e marginalizados na maré de preocupação auto-respeito com a epistemologia, teoria e uma auto-congratulatório. (Na verdade, muitas vezes, o inverso) agenda "crítica".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com