TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Ensaios: Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  5.488 Palavras (22 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 22

Organizaçao Processamentos Gerenciais

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: lucasr 29 setembro 2013

Palavras: 6046 | Páginas: 25

Platão Savioli e Francisco Fiorin em sua obra “Lições de Texto: Leitura e redação” apresentam a definição de texto. Leia as alternativas abaixo e assinale a única alternativa que não condiz com a definição correta de texto.

Respostas

(X ) 1- Texto é um todo organizado, histórico e independe da forma, não é delimitado e o sentido é solitário.

( ) 2- Texto é um todo organizado de sentido; é um objeto integralmente lingüístico e integralmente histórico.

( ) 3- O texto tem como propriedade: coerência – as partes estão relacionadas entre si; há continuidade de sentido entre elas; não há qualquer contradição entre elas.

( ) 4- O texto tem como propriedade: delimitação – é um espaço de sentido organizado entre dois espaços de não sentido; dialogismo – um texto se opõe a textos que refletem ideias e concepções opostas.

( ) 5- Como consequência,o sentido das partes do texto não é autônomo. O sentido não é solitário, mas solidário. O sentido global não é resultado da soma das partes, mas de suas relações.

Questão 2 - simples escolha Nota: 0,30 Valor: 0,30

“Lixo a gente põe nos sacos de lixo, vêm os lixeiros, põem os sacos de lixo nos caminhões, e o lixo desaparece da nossa vista. Desaparece da nossa vista mas não desaparece de verdade porque nada no mundo desaparece. O lixo vai para outro lugar, longe dos olhos. E a montanha vai crescendo, crescendo, crescendo sem parar – até quando as montanhas de lixo poderão crescer?”

(Rubem Alves: O Lixo in http:www.rubenalves.com.br/olixo.htm)

O texto acima faz referência a um dos maiores problemas das grandes cidades hoje em dia. Algumas administrações públicas municipais têm procurado reduzir o acúmulo de lixo, desenvolvendo, com a participação da comunidade, projetos de:

Respostas

( X) 1- eliminação de gases tóxicos.

( ) 2- incineração em fornos domésticos.

() 3- separação de materiais recicláveis.

( ) 4- compactação de produtos orgânicos.

( ) 5- pavimentação asfástica.

Questão 3 - simples escolha Nota: 0,30 Valor: 0,30

Leia o trecho:

O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003.

É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:

Respostas

( ) 1- cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.

( ) 2- defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.

(X ) 3- é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

( ) 4- recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

() 5- utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

Questão 4 - simples escolha Nota: 0,00 Valor: 0,30

“A verdade é que o mundo mudou. E é neste novo mundo que o desempregado precisa descobrir caminhos em meio aos novos fatores econômicos, tecnológicos e políticos. Hoje em dia se exige um operário [...] polivalente, existe um modelo novo a seguir. As novas relações de trabalho pressupõem não mais apenas patrão e empregado, mas contratantes e fornecedores de serviços.”

(in: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Mutações do trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 1999)

O texto acima trata das transformações no mundo do trabalho ocorridas nas últimas décadas. Entre essas transformações, pode-se citar:

Respostas

( ) 1- a diminuição da contratação de firmas terceirizadas.

( ) 2- a exigência de maior qualificação dos trabalhadores.

( ) 3- a contratação de trabalhadores com menos escolaridade.

( ) 4- o aumento da especialização das funções dentro das empresas.

( ) 5- requalificação da mão de obra.

OBS: A questão 04 não tem a resposta, mas as de vermelho estão erradas só resta uma das três...

Questão 5 - simples escolha Nota: 0,30 Valor: 0,30

Considere o seguinte parágrafo, que inicia o conto “A noite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com