TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SÃO PAULO / 2020

Nº.

NOME

RA

01

Denis Joaquim dos Santos

2007282

02

Matheus Gomes Rabelo Pinheiro

2026563

03

Morôni da Costa Magalhães

2015175

04

Nícolas de Sousa Oliveira

2021183

05

Rubens Reis da Silva

2037524

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

 Pretende-se com este trabalho a análise da estrutura administrativa, comunicativa e informática de uma empresa pesquisada pelos integrantes deste grupo, com o propósito de relacionar a teoria dos conteúdos abordados no primeiro bimestre do curso à empresa em questão.
        A empresa analisada é a “Cemitério Memorial Vale da Saudade” de serviços funerários.

As informações sobre a empresa foram obtidas através de uma entrevista com a Diretora Executiva.

A empresa em questão foi escolhida em virtude de seu grande papel social, humanitário, e missão de “Proporcionar dignidade e tranquilidade emocional através de serviços póstumos” (Diretora Executiva).

Na conclusão deste trabalho, o leitor terá um entendimento minucioso dos padrões organizacionais da empresa em questão, em âmbito nacional.


 

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1 Denominação e configuração da empresa

Cemitério Memorial Vale da Saudade, sediada em Fortaleza – CE e presente em alguns estados do nordeste brasileiro é uma empresa limitada que tem como objetivo proporcionar serviços funerários para pessoas de baixa renda.
A empresa é dirigida por um comitê de sócios, diretoria e gerência executiva, sendo que cada um possui deveres e obrigações inerentes a todos os setores da empresa, que gerencia hoje mais de 200 colaboradores.


1.2 Organograma da empresa


[pic 2]

1.3 Níveis de atuação organizacional


         A empresa detém uma divisão clara de deveres para cada colaborador. O Conselho de Sócios, Diretoria Executiva e Gerente Executivo tomam decisões a nível organizacional que como explicada segundo Santos (2020, p. 15) “Compreende a definição e monitoramento dos objetivos organizacionais globais, que vão direcionar a organização como um todo em busca de atingir grandes alvos, geralmente de longo prazo.”

As táticas estão sob a responsabilidade dos Coordenadores, os quais são: Coordenador de Operações, Coordenador de Administração Financeira, Coordenador de Recursos Humanos e Coordenador de Tecnologia da Informação; e dos Supervisores Comercial, de Cemitério e de Cobrança.

A nível operacional a empresa dispõe de equipes de prospecção para captação de clientes e equipes de sepultureiros e necromaquiadores.


1.4 Hierarquia das Necessidades (Maslow)


         Tendo a pirâmide de Maslow como base, dentro da empresa em questão encontra-se as seguintes necessidades dos colaboradores:

Segurança – Dado o momento de crise pandêmica em razão do COVID-19, e a insegurança apresentada pelos colaboradores quanto à sua saúde física e mental, a empresa está tomando precauções reforçando o uso de EPI’s e realizando acompanhamento psicológico.

Social – De acordo com Santos (2020, p. 77) “Fazer parte, conviver e relacionar-se socialmente, também, é uma questão de sobrevivência humana. O homem é um ser social.” Tendo isso em vista, na empresa encontram-se grupos informais onde os colaboradores mantém relações de amizade ao procurar um ambiente mais descontraído, onde não há retaliação de seus Gestores, desde que não haja interferência na jornada de trabalho diária.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

2.1 Tipos, Canais e Veículos da Comunicação Interna

Faz-se o uso de diversos meios de comunicação dentro da organização sendo eles alguns formais outros informais como lembra Solimar Garcia (2020, p. 123) “As mensagens são transmitidas dentro da empresa pelas redes, que podem ser formais e informais”.

A Comunicação Formal é frequentemente utilizada pelos decisores de uma organização, com o intuito de definição de objetivos estratégicos de uma empresa. Já na comunicação Informal, encontra-se um tráfego de informações filtradas pelos gestores aos colaboradores em termos de status operacional.

2.1.1 Comunicação Formal

A comunicação formal dentro da empresa pesquisada é realizada por diversos veículos, dentre eles:

Reuniões Presenciais – É definido pela organização que seus principais decisores se reúnam quinzenalmente com o intuito de decidir os objetivos que irão conduzir a empresa nos meses subsequentes. Contudo, em função da pandemia causada pelo vírus COVID-19, as reuniões estão sendo realizadas via vídeo conferência.
        Aplicativo de Mensagem – É utilizado o aplicativo em função de sua agilidade em troca de informações, dessa forma acelerando o processo de tomada de decisões da gerência.

Correio Eletrônico – Utilizado para informar decisões, datas de reuniões, relatórios informativos, metas, conquistas, estatísticas, mudanças, entre outros.

2.1.2 Comunicação Informal

“Rádio Peão” – Também conhecida como “Rádio Corredor” é fundamental para o fluxo natural e funcional de informações entre colaboradores. Segundo a Diretora Executiva, Nágila Alcântara, é permitido este tipo de comunicação para que haja “... um clima leve de família entre os colaboradores”, uma vez que conforme Solimar Garcia (2020, p.123) “os canais formais não conseguem manter a comunicação fluente e permear todos os níveis organizacionais, da direção ao cargo mais baixo da empresa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com