TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DE ARISTOVELES

Abstract: QUESTIONÁRIO DE ARISTOVELES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Abstract  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES

1. Qual é uma das principais tarefas do estudioso da política? R: Uma das principais tarefas é descrevê-lás e classifica-lás.

2. Qual é a classificação das formas de governo?

R: Monarquia: governo de um só homem, de caráter hereditário ou perpétuo, que visa o bem comum, como a obediência as leis e às tradições.

Aristocracia: governo dos melhores homens da república, selecionados pelo consenso dos seus cidadãos e que governa a cidade procurando o beneficio de toda a coletividade.

Politia: governo do povo, da maioria, que exerce o respeito às leis e que beneficia todos os cidadãos indistintamente, sem fazer nenhum tipo de discriminação.

Tirania: governo de um só homem que ascende ao poder por meios ilegais, violentos e ilegítimos e que governa pela intimidação, manipulação ou pela aberta repressão, infringindo constantemente as leis e a tradição.

Oligarquia: governo de um grupo economicamente poderoso que rege os destinos da cidade, procurando favorecer a facção que se encontra no poder em detrimento dos demais.

Democracia: governo do povo, da maioria, que exerce o poder favorecendo preferencialmente os pobres, causando sistemático constrangimento aos ricos.

3. Qual é a ordem hierárquica das formas de governo? R:O critério da ordem hierárquica é a forma pior e a degeneração da forma melhor, com base nesse critério a ordem é monarquia, aristocracia,politia, democracia,oligarquia e tirania.

4. Qual é o critério para classificar as formas boas e más de governo?

R: Não são o consenso ou a força, a legalidade ou a ilegalidade, más sobretudo o interesse comum ou interesse pessoal.

As formas boas são aquelas em que os governantes visam o interesse comum; más são aqueles em que os governantes têm em vista o interesse próprio.

5. Quais são as três formas de poder distinguidas por Aristóteles? R: O poder dos senhores é exercido no seu próprio interesse. O paterno, no interesse dos filhos. O político, no interesse comum dos governantes e governados.

6. Quais são os tipos de monarquia? R: A de Esparta, em que o poder supremo se identificava como o pode militar, tendo duração perpetua. O regime dos “Esimnet”, isto é dos tiranos eletivos, bom como os dos chefes supremos de uma cidade eleito por certo período, ou em caráter vitalício no caso de choques graves entre facções opostas. A monarquia dos povos bárbaros introduz uma categoria histórica destinada a ter grande importância. A categoria da monarquia despótica, ou “ratione loci”, despotismo oriental . São duas categorias peculiares desse tipo de monarquia. a) O poder exercido tiranicamente, nesse sentido se assemelha ao pode do tirano.

b) Esse poder exercido tiranicamente é, contudo legitimo, porque é aceito, e é aceito porque como esses povos bárbaros são mais servis do que os europeus, suportam sem dificuldade o poder despótico exercido sobre eles.

7. Quais são as características da monarquia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com