TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais As Principais Diferenças Entre Os Enfoques Da Ciência Política, Da Administração Pública E Da Análise De Política?

Pesquisas Acadêmicas: Quais As Principais Diferenças Entre Os Enfoques Da Ciência Política, Da Administração Pública E Da Análise De Política?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  5.613 Visualizações

Página 1 de 3

1). Quais as principais diferenças entre os enfoques da Ciência Política, da Administração Pública e da Análise de Política?

Quanto a Ciência politica, pode-se entender como relacionada ao processo político da administração pública, sua análise está na organização, na estrutura do governo e na busca pela otimização do seu desempenho, no entanto, a implementação das politicas não ocupam espaço nas suas preocupações e, o seu foco é a politica e não processo de elaboração de politicas.

Na administração, o objetivo principal é a execução de decisões, levando em consideração os critérios de otimização, autocontidos e incrementais que não ensejem questionamentos as decisões tomadas pelo governo, tomando o politico um mero aspecto técnico-operacional, administrativo.

Já a análise política, vai além dos estudos e decisões dos analistas, podendo ser definido como o descobrir do que o governo faz, porque faz, e o diferencial que os planejamentos do governo podem causar na vida de outros.

2). Por que a análise de Política e o Planejamento Estratégico Situacional são consideradas abordagens adequadas para a proposta feita nesta disciplina para o tratamento do planejamento estratégico? E por que essa proposta seria apropriada para os gestores interessados na construção do “Estado Necessário”?

Devido esses tipos de abordagem ser capaz de desenvolver projetos que considerem não apenas os resultados mediatos, mas também aqueles relacionados ao futuro. Dai, a preocupação que o futuro gestor terá em relacionar os benefícios do presente, com os efeitos futuros advindos de determinado projeto, como, eficácia, custos e impactos, e do entendimento do mesmo, como ponto de mediação entre o presente e o porvir. Sendo, portanto, a Análise Politica e o Planejamento Estratégico, necessários para a construção do Estado Necessário, quando o seu exercício simula e prever o futuro, adotando critérios de avaliação e decisão, capaz de uma modificação de eficaz e permanente.

3). Qual a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e o Planejamento Tradicional? Aponte as Características principais de cada um.

O Planejamento estratégico Situacional (PES) é feito de maneira a identificar, a partir de situações concretas, soluções que influenciem na qualidade de vida de uma determinada população. Nele há o envolvimento dos diversos atores na formulação do planejamento, e é possível a verificação do alcance, da viabilidade e do impacto que aquela ação irá proporcionar em uma determinada comunidade não somente no presente, mas também no futuro. Sua principal característica está na determinação em desenvolver um propósito organizacional com relação a valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações e, o seu foco é na priorização da alocação de recursos e na análise sistemática dos pontos fortes e fracos do planejamento, descrevendo as condições internas de resposta ao ambiente externo e suas formas de modificação e levando em consideração o seu fortalecimento. Há preocupação na delimitação do campo de atuação e o engajamento de todos os atores, para a consecução de fins maiores.

Já no planejamento tradicional, o fator principal é o econômico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com