TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E ENFOQUES

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  2.545 Visualizações

Página 1 de 5

PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E ENFOQUES.

ÊNFASE TEORIAS ADMINISTRATIVAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS ENFOQUES PRINCIPAIS CRITICAS SOFRIDAS

Nas tarefas Administração Científica (Taylor – 1903) corrente iniciada por Taylor; considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais Racionalização do trabalho no nível operacional • Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas. • A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho; • A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo; • A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção; • A AC propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico; • A AC se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais; • A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

Na estrutura Teoria Clássica (Fayol – 1916) corrente iniciada por Organização formal. Principios Gerais da Administração. Funcões Do administrador. Obsessão pelo comando - tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. * A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. * Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores. * A inexistência de fundamentação científica das concepções - Não existe fundamentação experimental dos métodos e técnicas estudados por Fayol. Os princípios que este apresenta carecem de uma efetiva investigação, não resistindo ao teste de aplicação prática.

Fayol para o tratamento

da administração como

ciência na formatação e

na estruturação das

organizações

Teoria Neoclássica (1954) corrente eclética e

pragmática, baseada na

atualização e no

redimensionamento da

Teoria Clássica e na

ênfase colocada nos

objetivos

Teoria da Burocracia (Weber - 1909) corrente baseada nos Organização formal burocrática. Racionalidade Organizacional. *Excessivo racionalismo : não deixa espaço para criatividade, por exemplo. *Mecanicismo e limitações da “Teoria da máquina”: organização como um sistema fechado, funcionando de maneira mecânica e pré-determinada, como uma máquina. Por essa razão essas três teorias receberem o nome de “Teoria da máquina”. *Conservantismo da burocracia: a burocracia não aceita inovações: tudo já está determinado, previsível. *Abordagem de sistema fechado: enxerga as organizações como entes absolutos, não considerando o contexto externo (ambiente) às organizações.

trabalhos de Max

Weber; descreve as

características do

modelo burocrático de

organização

Teoria Estruturalista (1947) corrente baseada na Múltipla abordagem: Não é uma corrente tão bem definida como as demais, tanto em termos de autores (defensores), como de estudos e/ou autores.

sociologia - organização formal

organizacional; procura e informal

consolidar e expandir os - análise intra-

horizontes da organizacional e

administração. interorganizacional

Nas pessoas Teoria das Relações Humanas (1932) - Integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais) corrente iniciada com a Organização informal, Motivação, Liderança, Comunicações e dinamica de grupo. Oposição cerrada a Teoria Clássica; Inadequada visualização dos problemas de relações industriais; Concepção ingênua e romântica do operário; Limitação do campo experimental; Parcialidade das conclusões; Ênfase nos grupos informais; Enfoque manipulativo das Relações Humanas. (CHIAVENATO, 2000)

experiência de

Hawthorne; combatia os

pressupostos clássicos

através da ênfase nas

pessoas e nas relações

humanas

Teoria do Comportamento Organizacional (1957) corrente baseada na Estilos de Administração Porém Motta ainda afirma que, mesmo não tendo muitas críticas, ela está passível de censuras. De acordo com Chiavenato, os behavioristas falharam ao dividir as pessoas em "racionais e não-racionais", "eficientes e não-eficientes", "satisfeito e insatisfeito", partindo, portanto, para uma espécie de “psicologização” dos problemas de relações industriais. Outra crítica apresentada, conforme Motta, é que, para James Earley, as idéias dadas pela teoria comportamentalista, não buscam maximizar nada, apenas resultados satisfatório. Earley, em suas pesquisas, tirou várias conclusões que são opostas a esse pensamento. Para ele, os administradores, cada vez mais, procuram novos meios para ter lucros e redução de custos.

psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com