TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual relação que Roberto Aguiar estabelece entre os bens, o trabalho humano e a justiça no âmbito do modo de produção capitalista?

Resenha: Qual relação que Roberto Aguiar estabelece entre os bens, o trabalho humano e a justiça no âmbito do modo de produção capitalista?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

2. Que relação Roberto Aguiar estabelece entre os bens, o trabalho humano e a justiça dentro do modo de produção capitalista?

Capitalismo é perverso em sua origem e injusto em sua natureza, quem organiza a produção detém o poder e se apropria dos bens por meio do trabalho humano dos dominados/oprimidos, sendo que a divisão da renda é injusta, somente os detentores dos meios de produção(opressores) tem acesso aos bens. O modo de produção capitalista de classes não possibilita que a classe oprimida tenha acesso aos bens. Para que possa haver uma apropriação dos bens pelos que produzem (classe oprimida) há a necessidade de uma comunidade gestora dos meios de produção, trabalho cooperado na mão dos trabalhadores.

3. Porque e de que maneiras a justiça dominante opera mediante um adestramento dos corpos dos seres humanos?

Sociedade estratificante que nos adestra para tratar com desigual valor as pessoas de acordo com classificações. Estado opressor impõe padrões estabelecidos ou pré-estabelecidos de comportamento de acordo com um estrato tirado da sociedade. É a cultura dos opressores, que além da opressão por meio do trabalho, impõe a opressão do ser. Libertar das opressões que nos moldam, condicionam e adestram é a utopia a ser alcançada. a estratificação se expressa de diversas formas a saber: os corpos novos não tem experiência, por isso se considera mais os corpos adultos.

Os corpos adolescente são considerados já adultos por isso tem como educar a obedecer. O corpo do homem tem mais liberdade que o corpo da mulher.

Liberdade é processo de libertação. Liberdade é a possibilidade de se libertar da exploração, vendendo a força de trabalho por maior preço, ou não vendendo. Para democratizar o poder é preciso fazer com que o cidadão de exerça os seus direitos. Na hora de usufruir isso, é uma cultura antidemocrática. Democracia é a democratização do poder, da riqueza, da cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com