TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor

Tese: Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  6.676 Visualizações

Página 1 de 2

COMPREENSÃO DE TEXTO:

1. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?

R= Karl Marx, postulou que o valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se trocam geralmente por seu valor, mas sim em sua produção. Os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência. Nascia assim o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção. Não é essa, porém, para Marx, a característica essencial do sistema capitalista, mas precisamente a apropriação privada dessa mais-valia.

2. O que você entende por mais-valia?

R= São as horas de trabalho executada por um trabalhador, na qual ele produz o suficiente para retirar o seu pagamento e o lucro da empresa.

3. O que é modelo de produção? Qual a sua importância para analise que Marx faz das sociedades?

R= E a forma como o Homem se organiza para executar a atividade produtiva e compreender como só funciona uma sociedade. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção.

4. O que Marx entende por alienação?

R= É uma peça chave de sua teoria para a compreensão da exploração econômica, politica e filosófica, pois o estado representa a classe dominante em interesse próprio, o que mantém esse processo de alienação é primeiramente o fato de o capitalista possuir os meios de produção, á propriedade privada dos meios de produção, uns possuem e outros não. E como o trabalhador não possui seus próprios meios de produção, ele precisa vender a única propriedade que lhe pertence, a força de trabalho, para assim poder sustentar a família, dessa forma o trabalhador depende do capitalista para sobreviver, ele precisa que o capitalista compre a sua força de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com