TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Politicas Publicas

Pesquisas Acadêmicas: Questionário Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  2.459 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

Ex. Cooperação: Equipe multiprofissional existente no serviço de saúde que presta cuidados à comunidade. No momento da avaliação da fisioterapia, ao realizar o exame no paciente, o fisioterapeuta pode identificar alguma alteração na fala do paciente, e o encaminha para a consulta com o fonoaudiólogo, que irá atendê-lo.

Justificativa: A cooperação consiste na capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício comum. Na prestação de serviços de saúde existe a cooperação entre os profissionais de diversas áreas de saúde, uma vez que cada um atende à uma necessidade específica do usuário.

Ex. Competição: A formação de profissionais na área da saúde é crescente, e cada novo profissional que conclui o curso de graduação, aspira por uma ocupação no mercado de trabalho. E em sua grande maioria, o concurso público é uma opção de estabilidade financeira. É uma forma de competição necessária, pois seleciona o profissional mais bem preparado para ocupar o cargo oferecido.

Justificativa: A competição pode assumir diferentes formas e estar presente em processos distintos.

Ex. Conflito: Existe um conflito constante vivido pelos profissionais da fisioterapia quanto ao cumprimento do Código de Ética do Profissional de Fisioterapia, que impõe os seus direitos e deveres. Os cuidados prestados por estes profissionais estão sujeitos à disponibilidade de recursos oferecidos pelo serviço de saúde. Para evitar conflitos e maiores prejuízos à qualidade no atendimento à população, estes profissionais muitas vezes descumprem seu código de ética e assumem responsabilidades por atos que podem acarretar punições e até sanções profissionais.

Justificativa: O conflito trata-se de situação normal em qualquer sistema social condição fundamental para o desenvolvimento. A intenção de criação de leis é normatizar o funcionamento, para que se evitem conflitos, no entanto, a própria lei pode causar algum tipo de conflito, quando a mesma não condiz com a realidade.

2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

Estas ações dos Bancos Itaú e Bradesco não são consideradas políticas públicas, porque os mesmos são instituições privadas, e suas ações não provêem de órgãos públicos. As ações atendem aos interesses públicos, porém não podem ser consideradas políticas públicas, uma vez que nestas atividades socioambientais, não estão inclusas medidas governamentais.

3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

[…] o papel da Análise de Política é encontrar problemas onde soluções podem ser tentadas, ou seja, “o analista deve ser capaz de redefinir problemas de uma forma que torne possível algumamelhoria”. (politics)

Esta definição deixa claro que as políticas públicas surgem da demanda de problemas encontrados na sociedade e que após um estudo minucioso e das diversas influências no meio social é que serão aplicadas as mais eficientes ações para solucionar os problemas sociais.

4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

Withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio é os atos geralmente direcionados para o sistema políticos ou direcionados para a classe governante.

O exemplo de withinput de demanda é a “Campanha Nacional contra a Influenza”, porque decorrem de várias decisões políticas e de varias atuações gestoras, pois a gripe é um dos principais problemas de saúde pública, e quando não tratada, pode ocasionar complicações, como a pneumonia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com