TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Geral Metai

Exames: Quimica Geral Metai. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Filtração – Método de Separação de Misturas

A filtração é um método de separação de misturas heterogêneas, que se baseia na passagem da mistura por um filtro. Existem dois tipos de filtração: a comum e a vácuo.

Quando estamos “coando” o café, estamos realizando uma filtração comum

Quando estamos “coando” o café, estamos realizando uma filtração comum

A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.

Existem dois tipos de filtrações, veja como é feita cada uma em laboratório e como elas são usadas no cotidiano e em indústrias:

Filtração comum:

Usa-se um papel de filtro convenientemente dobrado em quatro, formando um cone, como na imagem abaixo:

Papel de filtro dobrado na forma de cone

O papel de filtro é colocado em um funil de filtração do tipo comum, então, com a ajuda de um bastão de vidro, a mistura heterogênea é despejada no funil. No papel de filtro ficam retidas apenas as partículas que não estavam dissolvidas na parte líquida.

Esquema de filtração comum que é feita em laboratório

Esse líquido pode ser constituído por mais de uma substância, mas se as partículas dissolvidas forem muito pequenas, formando uma solução verdadeira, cujas partículas dispersas têm o diâmetro menor que 1 nm (10-9 m), ou soluções coloidais, que possuem as partículas suspensas entre 1 e 1000 nm, então, elas não ficarão retidas pelo filtro. Somente com técnicas químicas será possível separar esses tipos de misturas.

Um exemplo muito comum de filtração realizada no cotidiano é quando preparamos café. O coador retém as partículas sólidas do café e extrai substâncias solúveis no pó de café.

Outros dois exemplos são:

O filtro de água usado em casa;

Em estações de tratamento de água e esgoto, a água passa por filtros de areia e grades que impedem a passagem de peixes, plantas e detritos.

Além disso, a filtração comum também é feita no cotidiano em casos de misturas entre sólidos e gases. Veja alguns exemplos:

Exemplos de filtração comum de misturas heterogêneas formadas por sólidos e gases

Filtração a vácuo: Quando uma filtração é muito demorada, pode-se realizar a filtração a vácuo, também chamada de filtração por pressão reduzida, que acelera o processo.

Em laboratório, esse tipo de filtração é realizado usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que tem o fundo perfurado.

Funil de Buchner para filtração a vácuo

Coloca-se o papel de filtro sem dobrar no funil de Buchner, que é posto sobre um kitassato. O kitassato, por sua vez, é acoplado por uma mangueira a uma trompa de água, que arrasta parte do ar da parte inferior do kitassato, criando uma região de baixa pressão dentro dele. Assim, quando passamos a mistura pelo funil de Buchner, ela é submetida a uma sucção, em razão da diferença de pressão. Com isso, a filtração ocorre rapidamente.

Esquema de aparelhagem para filtração a vácuo

Por Jennifer Fogaça

Graduada em Química

Recomendado para você

O sangue é fracionado por centrifugação Métodos especiais para separar misturas heterogêneas

Métodos especiais para separar misturas heterogêneas, sifonação, centrifugação, flotação, levigação, plasma sanguíneo, decantação, sedimentação, sifonagem. Entre as vidrarias de laboratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com