TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO LOGISTICO DE TRABALHO

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL

REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO LOGISTICO DE TRABALHO

Em um Supermercado de Pequeno Porte

NOMES E RAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho irá mostrar as dificuldades e os desafios que um supermercado tem com relação ao seu sistema de divisão de tarefas, organização e de entrega. Todo um processo logístico/administrativo do inicio ao fim de forma que a empresa estudada possa receber um material com soluções praticas de melhorias e desenvolvimento organizacional. Saber utilizar bem ferramentas gerenciais no processo logístico é crucial para o crescimento e sobrevivência da empresa no mercado.

Analisaremos a grande dificuldade de organização e distribuição de tarefas pois sem isso o processo de trabalho não funciona, dificilmente a empresa pode ter um bom desempenho sem um processo de logística de trabalho interno bem elaborado. Assim acaba atrasando diversos serviços e entregas.

Depois analisaremos o motivo desse problema e daremos solução a ele.

LOGISTICA NO BRASIL

Para Pereira (2005 apud Freitas, 2003), a logística é a chave da prosperidade das empresas, para ele o mercado atual exige uma maior eficiência por parte das empresas em suas respectivas estratégias logísticas, para que assim elas busquem ultrapassar os limites locais levando sua empresa a mercados inter-nacionais, fazendo com que a logística dessas empresas atue de forma a am-pliar as suas relações com os mercados exteriores.

A empresa:

Apesar de não haver uma fórmula mágica para se levar um supermercado o mercado do José de Campinas-SP tem criado uma imagem melhor ele se agregou a rede de supermercado Valor, o padrão mais utilizado foi integrado segue uma linha da organização tanto no marketing quanto nas informações relevantes dos produtos dando assim uma profissionalização melhor para o mercado. Neste ponto se criou um padrão, a empresa começa a ter bom preço e a brigar com mercados grandes ou de mais renome por perto. Dando assim opções e suporte de diversas formas visando a melhoria nos produtos e no atendimento. O mercado já existe a 20 anos mas tem procurado se desenvolver sem muito sucesso.

Apresentação do negócio

O negocio da empresa vem de acordo com o seguinte um mercado de bairro que tem um determinado grupo de clientes pois trabalha em diversas partes tem o setor de higiene, o setor do açougue, o da padaria, varejão, alimentícios em geral entre outros.

Produtos e serviços

Os serviços são dos tipos simples o de entrega e os produtos são realmente do supermercado tem no sistema mais de 1000 produtos diferentes cadastrados.

Suporte ao cliente

Suporte simples só os que os fornecedores dão de acordo com avarias de cada produto industrializado.

Quadro de funcionários

Nome do Funcionário Traços da Personalidade Cargo/Função

José Gerente e proprietário conhece quase todos os clientes Gerente Geral

Marcos Filho do proprietário, sistemático Finanças

Renata Filha do proprietário, empática Caixa

Bruno Filho do Proprietário Caixa

Breno Primo do Proprietário Açougue

Marcela Esposa do Proprietário Padaria

Marcos Estoque Estoque

Maria Organização e Limpeza Limpeza

O problema

A empresa é quase totalmente formada por um grupo familiar, isso nesse caso é um problema pois existem varias pessoas querendo mandar e as funções são esquecidas e ainda coisas simples precisam ser feitas mas não fazem por questão de cargo. Os principais problemas são:

- Ninguém quer assumir a responsabilidade de entregar mercadoria com a picape do mercado. (serviço anterior mente realizado pelo proprietário mas o mesmo não tem mais idade).

- Só 1 estoquista não consegue organizar todo o mercado. (ninguém que assumir a responsabilidade de ajudar).

- Como todos são funcionários e a maioria familiar, eles tem pró-labores / salários altíssimos, assim impossibilitando mais contratações.

Necessidades observadas

Eles precisam de um treinamento e desenvolvimento especifico para desenvolvimento geral e para aprenderem trabalhar em grupo e suprir os problemas/ necessidades.

Missão desse Trabalho acadêmico

Esse trabalho acadêmico irá desenvolver um plano para que tudo de certo analisando a empresa e dando a ela soluções que sejam tangíveis e rentáveis, aumentando a capacidade de lucratividade e o potencial da empresa.

Por que mudar e melhorar?

A) Dar a eles o seguinte parâmetro: O mundo coorporativo existem todos os dias empresas abrindo e fechando, por esse motivo a mudanças pretendi-das e adaptações especificas devem ser feitas por esse motivo que se eles não melhorarem os pontos fracos podem chegar a perder clientes as-sim perderem seus empregos de certa forma confortável.

B) Quando o colaborador tem a visão correta e clara do que está acontecen-do na empresa pode-se dar um motivo ao mesmo para ser comprometido pois ele pode comprar a ideia da empresa. Então esse trabalho deve apresentar isso.

Teoria funcionário x e y

Teoria X

“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

Nesta teoria, chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com