TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - ZUZU ANGEL

Casos: RESUMO - ZUZU ANGEL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 5

O filme foi dirigido por Sérgio Rezende, se passa durante a Ditadura Militar no Brasil, nos anos 70, e o presidente do país era Médici. Relata a história de uma mulher, chamada Zuleika, mas conhecida como Zuzu Angel, que se casou um americano e teve três filhos. Começou como uma costureira, e anos depois quando se separou e foi morar no Rio de Janeiro se tornou uma estilista renomada tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Abriu sua loja em Ipanema, algo raro para as mulheres nesse tempo, mas ainda uma mãe separada e que criou os três filhos sozinha. Enquanto seu ex- marido foi morar em Minas Gerais e construiu um abrigo para crianças. Seu filho Stuart, sempre teve os seus ideais, participava do Movimento Estudantil, grupo que lutava contra a repressão, a ditadura imposta no país naquela época.

Além de ter sido importante para a moda brasileira, foi uma mulher de força e coragem.

Seu drama começo quando seu filho desapareceu, em 1971. Ele e sua esposa, Sônia Angel desde que se conheceram lutavam contra a ditadura e com o passar do tempo se envolviam cada vez mais com os movimentos estudantis. Sônia teve que ir para Paris, logo após ter sido presa, o que impossibilitou que ela continuasse no Brasil. Mas logo após a morte de seu marido, Sônia também sofreu tortura, teve a retirada dos seus seios e foi morta. Stuart não quis ir, e resolveu ficar no país. Zuzu ficou muito tempo sem receber notícias do filho. Até que um dia, ao chegar recebe um telefonema dizendo que seu filho Paulo, como era chamado e conhecido no movimento, havia “caído”, ou seja, tinha sido preso. Ela entra em desespero e resolver ir aos quartéis do Rio de Janeiro (exército, marinha). Mas ele é dado como desaparecido pelo Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica – CISA. Mas a todo o momento ela desconfia e não acredita no que os generais lhe falam. E resolve continuar com a busca. Ela chega a visitar os locais nos quais os jovens ficavam presos, e percebe que tudo aquilo era uma farsa, desde o modo como eram as celas, os lençóis limpos e o jeito, a maneira como eles eram tratados.

Ela teve um grande apoio de suas amigas Lúcia e Elke, e do seu advogado Fraga. Ela buscou ajuda até fora do país, com o senador norte-americano Edward Kennedy. Ao descobrir que seu filho foi torturado e morto, fez um desfile em Nova Iorque no qual suas estampas representavam a repressão sofrida naquele período. Eram desenhos, figuras que bastante marcantes. A partir do momento em que recebeu uma carta do amigo do seu filho Stuart, ela desejava publicar, divulga-la a todo o momento, mas era sempre reprimida, pois durante a ditadura não havia liberdade de expressão. Surge um novo aliado, um agente militar que participou da prisão de Paulo, e que por vingança fez um trato com Zuzu de lhe entregar todas as provas da tortura sofrida por seu filho caso ela buscasse apoio, aliados fortes. Não bastava apenas o apoio da anistia, tanto que ela levou o caso ao Congresso dos Estados Unidos. E isso faz com que ela tenha todas as provas em mãos.

Lúcia a convidou para passar três dias na serra, mas de última hora, ao receber uma carta do militar pedindo que o encontrasse no lago de madrugada, ela desiste da viagem. E tempo depois, recebe o telefonema de sua filha dizendo que a amiga havia sofrido um acidente de carro e não resistiu, faleceu. Desesperada, ela resolve sair de casa e se esconder por um tempo, na serra. Naquele momento, ela lê todo o depoimento do agente, em que se encontravam as provas da morte de seu filho. A angústia e tristeza são maiores ainda. Tanto que ela sonha com um encontro com Stuart.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com